Cidadeverde.com

Candidatos do Enem temem redação e buscam transporte alternativo no 1º dia de prova

Imprimir
  • 12.jpeg Renato Andrade
  • 10.jpeg Renato Andrade
  • 09.jpeg Renato Andrade
  • 08.jpeg Renato Andrade
  • 07.jpeg Renato Andrade
  • 06.jpeg Renato Andrade
  • 05.jpeg Renato Andrade
  • 04.jpeg Renato Andrade
  • 03.jpeg Renato Andrade
  • 02.jpeg Renato Andrade
  • 01.jpeg Renato Andrade

No primeiro dia de aplicação de prova do Enem 2021, os candidatos se mostram apreensivos com o tema da redação e optaram em chegar aos locais de provas por meio de transporte por aplicativo ou veículos dos pais. Com a crise no transporte público, os inscritos não tiveram confiança em esperar pelas frota de ônibus de Teresina e buscaram vias alternativas. 

Neste domingo (21/11), 73 mil candidatos no Piauí fazem as provas de linguagens, ciências humanas e redação. 

A estudante Ana Magnólia Costa Silva, 23 anos, disse que a redação e a matemática são as provas que ela está mais apreensiva. 

"Difícil é iniciar o texto. Bate o nervosismo. E dependendo do tema a gente sabe que tem como descrever melhor", disse a estudante que é do bairro do Mocambinho e que usou  transporte por aplicativo para ir ao Instituto Federal do Piauí (IFPI), campus Centro.

Ana Magnólia disse que a pandemia atrapalhou um pouco. A candidata acredita que no ensino presencial é possível tirar mais dúvidas. Esta é a quarta vez que ela faz o Enem e que “toda vez é um sentimento diferente". Magnólia já passou para Agronomia em outra cidade, mas quer cursar Engenharia Agronômica em Teresina. 

Ana Laísa Costa Silva, 21 anos, tenta o curso de administração e disse que um familiar foi deixá-la de moto no IFPI do Centro porque ficou preocupada de não ter ônibus. "Já é complicado no dia a dia, imagina no domingo. Fiquei com medo de me atrasar". 

Ana Laísa estudou duas horas por dia e também está apreensiva com o tema da redação. Ela é funcionária de telemarketing e disse que queria ter aproveitado mais para estudar. 

Os pais, mães principalmente, estão acompanhando os filhos nesse primeiro dia. Uma delas é a Francisca Iozélia Cardeal, moradora da zona Norte de Teresina. Ela foi acompanhar a filha que está realizando pela primeira vez o Enem como treineira. Francisca Iozélia levou as outras duas filhas, Laura Cristina, de 8 anos, e Maria Helena, de 7 anos para dar forças para a irmã que está fazendo a prova. 

“A gente veio apoiar. É importante nesse momento dar força para que ela faça uma boa prova”. 

A funcionária pública Maria José Bezerra veio de Nazária (35 km de Teresina) acompanhar o filho que vai fazer o Enem pela primeira vez 

"Esse momento é muito importante para mostrar que estamos com ele. Vamos torcer para dar certo e eu fico aqui para dar aquele abraço e que dê tudo certo. É importante para que ele tenha confiança para que se saia bem na prova", afirmou a funcionária pública. 

 

Flash Yala Sena
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais