Cidadeverde.com

Serra Vermelha é vetada e impasse continua no Ministério

Imprimir
O governador Wellington Dias (PT) já bateu o martelo e não será criado o polêmico Parque Nacional Serra Vermelha, no sul do Estado.
 


O impasse agora entre o governo e o ministro do Meio Ambiente Carlos Minc é sobre a ampliação do Parque Nacional da Serra das Confusões. A proposta é de vetar a Serra Vermelha, no entanto, as terras da área serão incorporadas as do Parque das Confusões.

Segundo o secretário do Meio Ambiente, Dalton Macambira, com a ampliação da área das Confusões, o parque será o maior do País com exceção os da região Amazônia.

Dalton informou que a proposta do governo estadual é de ampliar em 195 mil hectares a área das Confusões. No entanto, o Ministério do Meio Ambiente quer aumentar para 357,8 mil hectares.
 
Proposta do governo (só a parte cinza) a de Minc (junta cinza e azul)

“A proposta do governo do Estado é de pegar parte da Serra Vermelha e incluir nas Confusões. No entanto, o Ministério quer abranger toda a região. Por isso a divergência”, disse Dalton Macambira.

O secretário lembrou que no acordo com o ministro Carlos Minc, o governador fez exigências para vetar a Serra Vermelha e ampliar as Confusões.

“O governador impõe que para ampliar em 195 mil hectares a Serra das Confusões, o governo teria que liberar recursos para a reestruturação dos parques já existentes”, disse o secretário.

A exigência era que o governo federal realizasse a demarcação dos limites dos parques, promover a regularização fundiária, indenizar as famílias, ter corpo de guarda florestal e instalar equipamentos turísticos nos parques já existentes.

Semana passada, técnicos do Instituto Chico Mendes visitaram a região, realizaram audiência pública e vão apresentar relatório ao ministro. Carlos Minc terá que chegar a um novo acordo com o governador para encaminhar o projeto ao presidente Lula.

Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: