Cidadeverde.com

Cacho de bananas brota no meio do 'caule'

Imprimir
Fotos: Thiago Medeiros/ TV Cidade Verde
 
 
 
Um fenômeno inusitado chamou a atençãod os moradores da rua Rui Barbosa na altura do bairro São Joaquim, zona Norte de Teresina. Um cacho de bananas surgiu no meio do pseudocaule da bananeira, surpreendendo a todos, já que a forma natural seria que os frutos surgissem por entre as frondosas folhas da planta.
 
"É um mistério. Eu nunca vi isso acontecer em toda a minha vida", admira-se a dona Isabel Paulina Alves, 78 anos, proprietária do terreno onde o curioso caso da bananeira surgiu. Diversos curiosos foram ao local para presenciar o fenômeno.
 
Dona Isabel assustou-se com o fenômeno
 
Segundo o pesquisador da Embrapa, Waldemício Ferreira, o caso não apresenta nada de sobrenatural. Ele explica que as gemas que dão origem aos cachos da fruta existem desde os fios da planta. Os cachos se desenvolvem ao longo do pseudocaule conforme este emerge do solo e terminam por surgir, normalmente, no topo da planta.
 
O pesquisador Waldemício cortou a parte superior da planta, que estava morta.
 
Ferreira diz que pode ter acontecido de a planta ter sofrido um abalo que fez com que o cacho se desenvolvesse fora do seu lugar habitual. "Uma pancada pode ter impedido que o cacho seguisse seu caminho normal e ter eclodido em outro ponto da planta", esclarece.
 

 
Quem parecia estar certo mesmo era o esposo de dona Isabel, seu Agostinho. "Eu avisei que isso não era nada demais; era só o 'aborto' da planta", descreveu o senhor à reportagem da TV Cidade Verde.
 
Banana
A banana é uma das primeiras frutas a ser domesticada pelo homem. Há indícios de sua cultura e consumo há cerca de 8 mil anos na Oceania. Na verdade, o que se convenciona chamar como fruto da bananeira é uma pseudobaga, espécie de pseudofruto que se desenvolve a partir do tubo floral. A parte esverdeada que fica acima do solo é, na verdade, um falso caule formado pela junção dos pecíolos das folhas. O verdadeiro caule da planta é do tipo rizoma que fica abaixo do solo.
 
 
Flash de Indira Gomes
Redação Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: