Cidadeverde.com

“Está completamente descartado”, diz Osmar Júnior sobre Natal sem máscara

Imprimir

Foto: Roberta Aline/ Cidade Verde

O secretário Estadual de Governo, Osmar Júnior (PCdoB), afirmou nesta quinta-feira (02), que está descartada a possibilidade da liberação, ainda neste ano, do uso de máscaras como instrumento de proteção contra o coronavírus no Piauí. 

Anteriormente, o governador Wellington Dias (PT) havia falado na possibilidade de baixar uma medida neste sentido e permitir a flexibilização para que a população piauiense pudesse ter um “Natal sem máscara” em 2021. 

Essa previsão, no entanto, mudou completamente com o surgimento da variante Ômicron e com o aumento de casos do vírus em países da Europa. O primeiro caso da variante foi identificado na África e já possui casos confirmado no Brasil. No Piauí, não há casos em investigação ou sob suspeita até agora.

“Por hora, está completamente descartado [o Natal sem máscara no Piauí]”, frisou o secretário. 

O estado de São Paulo também avaliava liberar o uso de máscaras em ambientes abertos ainda neste mês, porém, também voltou atrás e manteve a exigência do acessório em decorrência deste novo cenário na pandemia. 

Carnaval em 2022

Osmar Júnior também explicou que o estado avalia os impactos que a nova variante poderá ter no Brasil para publicar as regras que vão regulamentar as realização das festividades de Carnaval em 2022. 

O secretário já adiantou que orientação de Wellington Dias, neste momento, é para que essa flexibilização não ocorra, sendo as festas suspensas em todo o estado. 

“O governador já deu indicações de suspender as festividades de Carnaval. Essa tendência se dá em razão das informações que chegam de outras partes do mundo, que é o grau de contaminação em elevação, principalmente, na Europa, o surgimento dessa nova variante Omnicron, que tem o grau de contaminação maior do que as outras variantes, e que com esse grau poderemos ter um risco de um nível de adoecimento da internação e do óbito”, declarou. 

Nesta quinta-feira (02), o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB) cancelou as festas de final de ano e de carnaval em 2022. A medida segue uma orientação do Comitê de Operações Emergenciais (COE) do município.

 

Paula Sampaio
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais