Cidadeverde.com

No Piauí, 39% dos leitos de terapia intensiva de Covid-19 estão ocupados

Imprimir

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Atualmente, o Piauí tem 39% dos leitos de UTI Covid-19 ocupados. Os dados são do boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) desse sábado (11) e demonstram uma queda em relação aos números de ocupação divulgados durante a última semana, que variaram entre 40% a 46% de ocupação.

Ainda de acordo com o boletim, a porcentagem corresponde a 59 leitos ocupados em todo o estado. Já em relação aos leitos clínicos, 27% estão ocupados ou 88 leitos e apenas 10% de leitos de estabilização ou 6 leitos ocupados.  

Em outro levantamento, a Sesapi também apontou que o mês de setembro teve a menor procurar por leitos Covid-19 no Piauí, com apenas 124 pedidos. Segundo o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, a diminuição é resultado do avanço na vacinação e das medidas sanitárias decretadas pelo governo do Estado.

“Esta semana atingimos 90% de nossa população acima de 12 anos vacinada com a primeira dose e 73,4% com as duas doses, de acordo com os dados do Ministério da Saúde, e este é um dos fatores que influenciam na diminuição da procura dos leitos, além de todas as demais medidas que o Governo do Piauí sempre tomou desde o início da pandemia”, destaca o gestor.

Segundo a Sesapi, os maiores registros de pedidos por leitos foram registrados de março a junho, sendo abril o mês com maior número, 889 pedidos. Sobre os meses de outubro e novembro, a Central Estadual de Regulação de Leitos do Piauí registrou 150 e 149 solicitações, respectivamente. Já nos primeiros dias de dezembro, a Central recebeu 35 pedidos.

Vacinação

Na capital, a vacinação contra a Covid-19 segue avançando. Nesse sábado (11), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizou o segundo dia D de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em quatro terminais das zonas Sul e Sudeste de Teresina.

Na oportunidade, todos os públicos em qualquer etapa da campanha puderam se dirigir aos locais para receber um dos imunizantes contra a Covid.

Ainda nessa última semana, o Piauí recebeu mais de 5 mil doses da Janssen para iniciar a aplicação da dose de reforço de quem recebeu a dose única dessa vacina. Outras 80.730 doses da Pfizer também foram entregues ao estado. 

 

Rebeca Lima
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais