Cidadeverde.com

Governador vai disputar 2º turno na eleição para a Cadeira 12 da APL

Imprimir

Foto: APL

O governador Wellington Dias vai disputar 2º turno na eleição para a Cadeira 12 da Academia Piauiense de Letras (APL). O governador obteve 18 votos na eleição que aconteceu neste sábado (18). Ele disputará a vaga com Antenor de Castro Rego, 2º colocado que conseguiu 9 votos.

Segundo a APL, o 2º turno vai acontecer, pois Wellington Dias precisaria ter obtido 19 votos para vencer em primeiro turno. A nova etapa para a escolha do ocupante da Cadeira 12 ainda será marcada.

Concorreram sete candidatos à Cadeira 12, que ficou vaga com a morte do acadêmico Wilson Carvalho Gonçalves. são eles: José Wellington Barroso de Araújo Dias, Jasmine Soares Ribeiro Malta, Antenor de Castro Rêgo Filho, Diego Mendes Sousa, Kenard Kruel Fagundes dos Santos, José Nunes Fernandes e João José Bastos Lapa. A candidata Jasmine Malta renunciou à sua candidatura.

Diego Mendes Sousa obteve 4 votos e José Nunes Fernandes, um voto na eleição. Os demais candidatos não foram votados.

O presidente da Comissão Eleitoral da APL, acadêmico Reginaldo Miranda, ex-presidente da entidade, disse que a eleição em segundo turno faz parte da rotina da Academia.

Ele destacou também o grande número de bons candidatos às eleições acadêmicas nestes dois últimos pleitos.

Ainda neste sábado, os membros da APL reelegeram a sua atual Diretoria para cumprir um novo mandato, no biênio 2022/2023. Também escolheram o novo ocupante da Cadeira 38, o professor Carlos Evandro Martins Eulálio, linguista e professor de Literatura. A Cadeira 38 estava vaga com o falecimento do escritor e acadêmico M. Paulo Nunes, ocorrido em outubro passado.

Ele concorreu pela segunda vez e obteve 30 votos. Dos seis candidatos que disputaram com ele, apenas um conseguiu voto, João José Bastos Lapa. Houve um voto em branco. Os demais candidatos à Cadeira 38, João Alves Filho, Kenard Kruel Fagundes dos Santos, Vinícius Macêdo Barreto de Negreiros, Roberto Muniz Dias e Herasmo Braga de Oliveira Brito não foram votados.

Com informações da APL
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais