Cidadeverde.com

Piauí corrige dados e fica em 2ª lugar na vacinação contra a covid no país

Imprimir

Foto: Roberta Aline

Atualizada às 12h00

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) informou no final da manhã desta sexta-feira (24) que, mediante atualização do sistema de registro de vacinas, foi constatado que o município de São José do Divino cadastrou um número de vacinas superior ao efetivamente aplicado. Desta forma,  o índice de 80,8% de vacinados totalmente no estado foi descartado.

Segundo a Sesapi, a Coordenação Estadual de Imunização manteve contato, nesta manhã, com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde daquele município, que identificou o erro e promoveu a correção dos dados.

"Desta forma, o sistema foi automaticamente atualizado expressando o percentual de imunização completa no Piauí, que é de 73,73%", informou a Sesapi.

De acordo com a Secretaria, com 73,73% o Piauí permanece em segundo lugar no Ranking nacional de vacinação.

"Esta Secretaria de Estado da Saúde cumpre com uma das diretrizes básicas de nossa missão institucional, que é a de manter a transparência e divulgar com exatidão os dados da campanha de vacinação contra a Covid-19", informou.

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria de Estado da Saúde informa que, mediante atualização do sistema de registro de vacinas, foi constatado que o Município de São José do Divino cadastrou um número de vacinas superior ao efetivamente aplicado. 

A Coordenação Estadual de Imunização manteve contato, nesta manhã, com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde daquele município, que prontamente identificou também a incorreção e promoveu o devido acerto, com os dados fidedignos.

Desta forma, o sistema foi automaticamente atualizado expressando o percentual de imunização completa no Piauí, que é de 73,73%. 

Desta forma, o Piauí permanece em segundo lugar no Ranking nacional de vacinação e esta Secretaria de Estado da Saúde cumpre com uma das diretrizes básicas de nossa missão institucional, que é a de manter a transparência e divulgar com exatidão os dados da campanha de vacinação contra a Covid-19.

Matéria original

O Piauí é o estado do país com o maior percentual da população completamente vacinada contra o novo coronavírus (Covid-19), como mostram os dados do consórcio nacional de veículos de imprensa. Ao todo, cerca de 80,8% dos piauienses já receberam as duas doses ou a dose única do imunizante, algo em torno de 2,6 milhões pessoas.

"Isso é fruto de muito trabalho. Queria agradecer a todos, aqueles que estão nas UBS, nos postos de saude, os que trabalham em drive thru, a cada homem e cada mulher que trabalha nesse conglomerado de esforços para que a vacinação seja mais eficaz e celere possivel no Piauí", declarou Florentino Neto, secretário estadual de Saúde.

Segundo informações da Sesapi, mais de 5,3 milhões pessoas já receberam alguma das doses da vacina contra a Covid-19, inclusive a população com idade superior aos 12 anos.

Dados da doença no estado

Os casos confirmados de covid-19 no estado somam 334.168 em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam 7.264 casos e foram registrados em 223 municípios.

Ontem, foram registrados no Piauí,  61 novos casos de covid e seis óbitos por Covid-19. Dos 61 casos confirmados 33 são de mulheres e 28 de homens com idades que variam de cinco a 78 anos. Devido à indisponibilidade do sistema E-SUS notifica, do Ministério da Saúde,  os casos positivos registrados no Piauí estão sendo divulgados parcialmente. 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais