Cidadeverde.com

Piauiense conquista ouro na Olimpíada de Matemática

Imprimir
Na próxima quarta-feira (15), o estudante da Escola Municipal Parque Itararé, Naylson Mendes da Silva, receberá a medalha de ouro pela conquista do primeiro lugar no nível I da IV Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A cerimônia nacional de premiação acontecerá às 16h, na Escola Naval do Rio de Janeiro e contará com a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Em sua quarta edição, a OBMEP premia 61 alunos de escolas municipais de Teresina com certificados e menção honrosa e outros 16 com medalhas, sendo nove de bronze, seis de prata e uma de ouro. “Os alunos premiados com medalhas de prata e medalhas de bronze irão participar de cerimônias de premiação aqui mesmo em Teresina”, explica a coordenadora de Projetos Especiais da Semec, Ana Cleide Lopes.

“Estou muito ansioso por participar da cerimônia. 301 estudantes de todo o país estarão presentes na solenidade e eu estarei lá representando o Piauí. Isso é motivo de muito orgulho e satisfação e agradeço à minha família, pelo apoio, e à minha escola que me deu todas as condições para concorrer e ganhar a Olimpíada Brasileira de Matemática”, afirma o estudante Naylson da Silva.

A OBMEP é um projeto voltado para estudantes e professores de escolas públicas, cujo objetivo é criar um ambiente estimulante para o estudo da Matemática. Ela se caracteriza por um conjunto de atividades que vão desde a aplicação e correção das provas até o Programa de Iniciação Científica que, em Teresina, é realizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semec) e a Universidade Federal do Piauí (UFPI).

A Olimpíada é promovida pelo Ministério da Educação e do Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Além de Naylson da Silva, os professores da rede municipal, Inês de Oliveira Lima e Luís Carlos Vieira da Silva serão premiados com um estágio no Instituto de Matemática Pura e Aplicada, localizado no Rio de Janeiro e considerado umas das instituições educacionais mais conceituadas da América Latina.

Por ter conseguido maior número de alunos premiados, a E. M. Nossa Senhora da Paz receberá livros para a composição de uma biblioteca especializada em Ciências e Matemática.

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: