Cidadeverde.com

Mocambinho participa de caminhada contra a dengue

Imprimir
Uma caminhada de mobilização contra o mosquito transmissor da dengue será realizada nesta quinta-feira (16) na região do bairro Mocambinho, Zona Norte da cidade, numa iniciativa da Prefeitura de Teresina, por intermédio da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Coordenada pelo Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) do bairro, a caminhada visa promover ações socioeducativas, informando a população sobre os cuidados e as medidas a serem tomadas para eliminar os focos do mosquito Aedes Aegypti.
 
A caminhada terá início às 7h30, saindo da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Adelino Matos e percorrerá as principais avenidas do bairro. Durante o percurso, as equipes do PACS e do Programa Saúde da Família (PSF) distribuirão panfletos informativos e mobilizarão as famílias, comerciantes e a população em geral para que não permitam a reprodução do mosquito da dengue em seus ambientes.
 
De acordo com a Coordenadoria Regional de Saúde Centro-Norte, o Mocambinho apresentou, neste mesmo período do ano em 2008, em páreo com o Pedra Mole, Zona Leste, o segundo maior índice de casos de dengue entre os 12 bairros mais afetados de Teresina. A campanha, segundo a supervisora do PACS no Mocambinho, Gilvânia Batista dos Santos, pretende reverter esse quadro, num trabalho forte de conscientização da população da região.
 
“A melhor arma de combate à dengue ainda é a conscientização da população. O esquecimento e o desleixo de muitas pessoas sobre a luta constante contra a dengue é o principal foco dessa caminhada”, ressaltou Gilvânia Batista.
 
A FMS alerta para os cuidados que a população teresinense deve tomar para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença, limpando diariamente os quintais das residências como forma de eliminar recipientes que podem acumular água. A comunidade deve sempre observar se caixas-d’água ou cisternas estão devidamente fechadas, porque o melhor ambiente de reprodução do mosquito é á água limpa e parada. Garrafas e outros recipientes devem ser acondicionados sempre com a boca para baixo.
 
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: