Cidadeverde.com

W. Dias: "crise é um alerta de Deus a especuladores"

Imprimir
O governador Wellington Dias (PT) afirmou que a crise é “um alerta de Deus contra os que ganham especulando” e garantiu que o Piauí está preparado para enfrentar as dificuldades futuras.

Em entrevista ao Programa Conversando com o Governador, que vai ao ar nesta terça-feira, 14, pela Agência Rádio CCom, o governador garantiu que manterá o calendário de pagamento do funcionalismo público. 

Ele disse que o país não tem mais o Fundo Monetário Internacional para lhe ditar regras. “Hoje, o povo brasileiro toma as decisões, quando antes elas eram tomadas pelo FMI”. A situação mudou. “A orientação nacional de hoje é: a economia diminuiu seu ritmo. O país não parou de produzir e o Piauí está prestes a quebrar a barreira dos 2 milhões de toneladas de grãos, produzindo muito mais alimentos do que antes”, considerou.

Ele disse que um desafio imposto pela crise é a redução das receitas partilhadas com a União, como o Fundo de Participação dos Estados (FPE) e Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Porém, acrescentou, o poder público garantirá o pleno funcionamento da rede de proteção social aos mais pobres e de apoio à produção.

Calendário de pagamento será mantido

Alguns deles são o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o Programa Compra Direta. Também serão mantidas ações como o subsídio à energia elétrica para famílias de baixa renda. E programas que proporcionam capacitação e formação profissional, como o Caminhão Digital e Cursinhos Populares, também serão mantidos.

Wellington Dias também assegurou manutenção “em dia” do calendário de pagamento dos servidores públicos estaduais. Mas, disse que o Estado vai “segurar um pouco” a realização de novos concursos, embora deva manter a convocação de concursados.

O governador disse, por outro lado, que o Estado precisa economizar cerca de R$ 70 milhões e isso será feito mediante redução das despesas de custeio, como horas extras, gastos com telefone e aluguel de veículos, entre outras medidas. O Estado, porém, não vai reduzir seu quadro de pessoal. “Temos uma meta de não demitir”, assegurou.

Compensação federal

Dias informou que, nesta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve anunciar medidas compensatórias do Governo Federal para estados e municípios que perderam recursos partilhados com a União. E aos servidores públicos estaduais pediu tranquilidade. “Garantimos sua remuneração”, disse.

Quanto ao ajuste do salário mínimo, informou, ele e outros governadores estudam como repassar o aumento aos salários dos servidores públicos. “Temos que decidir da melhor forma possível, para evitarmos desequilíbrio nas contas dos Estados”, afirmou Wellington Dias.

Enquanto isso, o Piauí vai garantir as contrapartidas em obras financiadas com recursos da União. E vai manter os convênios com prefeituras e instituições financeiras federais que garantem a construção de barragens e adutoras, delegacias de polícia e calçamento de ruas nos municípios. O governador não descartou a possibilidade de recorrer à linha de crédito especial que o Governo Federal está abrindo, para auxiliar os estados e municípios. Ele disse que são recursos que podem se tornar necessários, pois “não podemos parar”.

Piauí deve liderar crescimento

Wellington Dias acredita que o país pode estar saindo da crise, como mostram indicadores econômicos. “Depois da redução da atividade econômica no último trimestre do ano passado, tivemos em fevereiro passado o pior mês do ano, com queda de 17%. Em março, ela era de 12% e em abril, a redução da economia foi de 7%, mostrando que a situação pode estar melhorando”.

Ele está confiante de que o pior já passou e que até o fim de 2009 o país e o Piauí terão saído da crise, para voltarem a crescer em 2010. Acredita, também, que o Piauí demonstrará neste ano o mesmo fôlego que vinha tendo nos anos anteriores, para liderar o crescimento econômico do país. “Apesar das dificuldades, acredito que o Piauí será um dos Estados que mais crescerão neste ano no Brasil”, afirmou.

Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: