Cidadeverde.com

Vacina da gripe reduz em 50% internação por infecção pulmonar

Imprimir

Nos últimos dez anos o número de internações motivadas por infecção pulmonar, originária de gripes, diminuiu em até 50%. Com isso diminuiu também o número de óbitos. É o que mostram dados da literatura brasileira, segundo a coordenadora de ações assistenciais da Fundação Municipal de Saúde, Amariles Borba. Ela fez um apelo às pessoas com mais de 60 anos para que procurem os postos de saúde para se vacinar.

A vacinação contra a gripe para maiores de 60 anos em Teresina já está acontecendo desde a semana passada e a meta para este ano é vacinar 54.884 idosos, incluindo o município de Nazária. A Fundação recebeu cerca de 89.000 doses. Mesmo quem se vacinou no ano passado deve se vacinar agora, pois a vacina tem validade de um ano.

O dia D da campanha será no próximo dia 25, mas a chuva pode atrapalhar já que os idosos não gostam de sair com o tempo chuvoso, por isso estão sendo aconselhados a procurar as unidades de saúde antes desse dia. A vacina existe em todas elas e é grátis. O idoso deve levar o cartão de vacina mas, se não encontrá-lo, será vacinado e terá outro cartão.

A vacina é importante porque evita que a virose enfraqueça o sistema imunológico do idoso e possibilite a infecção por outras bactérias que venham provocar doenças graves. A gripe pode vir a ser causa de mortes por pneumonia devido ao enfraquecimento do sistema imunológico aliado à secreção no aparelho respiratório. A baixa defesa do organismo possibilita também a multiplicação de bactérias causadoras de infecções generalizadas que acabam levando à morte por falência múltipla de órgãos.

Amariles explicou ainda que existem mais de 100 tipos de vírus diferentes que provocam a gripe. “A pessoa pode ter sido vacinada contra um tipo de vírus, mas pode ser acometida de outro e acaba gripando”, disse. Para a médica da FMS, essa situação, no entanto, tende a melhorar já que a vacina contra a gripe vem sendo produzida no Brasil com material coletado em todo o território nacional inclusive em Teresina.

O material enviado ao Ministério da Saúde permite a identificação dos vírus mais comuns no País e a vacina fabricada terá mais eficácia na prevenção da gripe.

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: