Cidadeverde.com
Geral

Piauí já vacinou mais de 2 mil crianças em 1º semana de aplicação das doses pediátricas

Imprimir

Foto: Divulgação/Sesapi

O estado do Piauí segue avançando na imunização do público infantil contra a Covid-19. Na primeira semana de aplicação das doses pediátricas já foram vacinadas 2.242 crianças, segundo dados do Vacinômetro, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), divulgados nesta sexta-feira (21). 

No Piauí, 36 municípios já iniciaram a aplicação das doses na faixa etária de 05 a 11 anos. “A vacinação das crianças sempre foi prioridade para o Governo do Piauí e pela Sesapi. Agora estamos trabalhando para que mais pessoas desse público sejam imunizadas”, disse o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Foram enviadas ao estado, pelo Plano Nacional de Imunização, 40.400 doses de Pfizer para o grupo de 05 a 11 anos. Nesta primeira etapa foram contempladas crianças com comorbidades, acamados, com deficiência permanente, indígenas, quilombolas e depois de forma decrescente para público em geral.

“Com o avanço da vacinação das prioridades, e a previsão de chegada de novas doses, agora pretendemos alcançar as crianças por faixa etária decrescente. Reforçamos mais uma vez que as vacinas são seguras e pedimos aos pais e responsáveis que levem seus pequenos para vacinar, quando convocados por seus municípios”, lembra o gestor.

A estimativa do Ministério da Saúde é imunizar 331.432 crianças nesta faixa etária no Piauí. Para receber a dose, é necessário que pais ou responsáveis acompanhem as crianças até o local de aplicação. O imunizante utilizado, até o momento no Piauí, é da Pfizer, e deve ser aplicado com o intervalo de 08 semanas entre a primeira e segunda dose.

Capacitação

Para sanar as dúvidas e orientar os gestores e profissionais da saúde quanto à vacinação das crianças de 05 a 11 anos, a Sesapi, através da Coordenação de Imunização, realizou treinamentos durantes toda a semana com representantes dos municípios do Piauí.

Na capacitação foram repassadas todas as orientações da Nota Técnica do Ministério da Saúde, para a vacinação desse grupo. O documento trata de todas as etapas da vacinação.

 

Da Redação (Com informações da Sesapi) 
[email protected] 

Imprimir