Cidadeverde.com

Covid já matou 28 pessoas com idade entre 0 e 19 anos no Piauí, diz Sesapi

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

Das 7.348 mortes causadas pela Covid-19 no Piauí desde o começo da pandemia, em meados de março de 2020, 28 delas eram pessoas com idades entre 0 e 19 anos, é o que comprova os dados mais recentes do Painel Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), que no boletim de ontem (23) confirmou a morte de um garoto de dois em Picos causada pela doença.

Em relação aos mais de 338 mil infectados pelo vírus até agora, quase 5% corresponde a faixa etária de até 9 anos e pouco mais de 9% a jovens entre 10 e 19 anos. Atualmente cinco crianças estão internadas no Hospital Infantil Lucídio Portella, em Teresina, duas delas em leitos de UTIs.

“Embora as crianças adoeçam menos e frequentemente desenvolvam formas graves da doença, elas transmitem o vírus e infelizmente podem vir a óbito. Por isso, devemos ficar atentos aos cuidados com as nossas crianças, principalmente com a retomada das atividades escolares”, alertou o secretário de Saúde, Florentino Neto.

Vacinação

No Piauí 3.164 crianças de 05 a 11 anos já receberam sua primeira dose de vacina contra a doença, em 57 cidades do estado. Para ampliar esta oferta, a Sesapi enviou, na manhã desta segunda-feira (24), 54 mil vacinas CornaVac, liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sannitária (Anvisa) na semana passada, para ser aplicada em pessoas de 06 a 17 anos. 

No Brasil dois imunizantes estão sendo usados para o público infantil. A Pfizer pediátrica, que pode ser aplicada em crianças de 05 a 11 anos, inclusive naquelas imunossuprimidas, com o intervalo de 08 semanas entre a primeira e a segunda aplicação. E a CoronaVac, que deve ser aplicada  em pessoas de 06 a 17 anos, não podendo ser vacinadas pessoas dessa faixa etária que são imunossuprimidas, a dose é a mesma aplicada em adultos e tem o intervalo de 28 dias entre primeira e segunda dose.  

“Nós mais uma vez pedimos aos pais e responsáveis que levem suas crianças para tomar as vacinas, assim que os municípios chamarem. Pedimos também ao nosso público de adolescentes que tomem também sua proteção e que voltem para a segunda dose. Só com todos vacinados poderemos vencer esta pandemia”,  concluiu Florentino Neto. 

Da Redaçao
redacao@cidadeverde

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais