Cidadeverde.com

Mitos e verdades: o que é preciso saber para ter um sono de qualidade

Imprimir

Foto: Freepik



Dormir bem é essencial para a saúde. Pesquisas mostram que ter um sono de qualidade melhora o equilíbrio físico, mental e emocional do ser humano, fortalece o sistema imunológico, previne doenças e ajuda no bom funcionamento do cérebro.

O total de horas de sono não pode ser considerado dormir bem. Segundo especialistas, ter regularidade no horário de dormir também é um fator essencial para criar bons hábitos noturnos.

Por isso, reunimos alguns mitos e verdades sobre distúrbios comuns para melhorar a qualidade do sono.


Ingerir bebidas alcoólicas antes de dormir ajuda a ter um sono de qualidade (Mito)

O álcool ajuda a relaxar, reduzir o estresse, diminuir a ansiedade e até causar sonolência, mas aumenta a frequência cardíaca e faz com que o sono não seja reparador. 


Excesso de peso e obesidade são fatores de risco para apneia (Verdade)

Existe uma relação entre obesidade e apneia do sono em razão da variação de peso, que pode impactar na gravidade do distúrbio. Estudos demonstraram que o IAH (índice de eventos de apneia por hora de sono) se eleva com o ganho de peso, ou seja, quanto maior o sobrepeso, mais severo o distúrbio de apneia.


Há relação da apneia com diabetes e outras doenças (Verdade)

A apneia do sono é um distúrbio relacionado à piora da qualidade de vida e sono. As condições de pausas respiratórias frequentes durante o sono estão ligados a doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral e outras comorbidades.

Apesar de os mecanismos de desregulação no metabolismo da glicose na AOS não serem completamente elucidados, existe uma relação entre a apneia e a diabetes tipo 2, sendo observada uma alta prevalência concomitante das duas condições.

Estudos observacionais também demonstram uma forte correlação entre a gravidade da apneia obstrutiva do sono e o risco e gravidade da hipertensão, mesmo pequenos aumentos, particularmente nos níveis noturnos de pressão arterial, estão associados a aumentos significativos na morbidade e mortalidade cardiovascular. Portanto, as doenças relacionadas ao sono que induzem aumentos na pressão arterial afetariam substancialmente o risco cardiovascular.


Muitas pessoas possuem apneia e não sabem (Verdade)

Estima-se que há quase 1 bilhão de pessoas são afetadas pela apneia do sono em todo o mundo. Apenas no Brasil, há um potencial de 25 milhões de habitantes com apneia do sono moderada ou grave. No entanto, a condição é subdiagnosticada e até 80% das pessoas com apneia moderada e grave não conhecem seu diagnóstico.


A apneia tem relação com flutuações de humor (Verdade)

As alterações de humor, como irritabilidade, são frequentes em pessoas com apneia do sono, assim como a prevalência de depressão e ansiedade. Uma ampla quantidade de déficits cognitivos foi identificada em pacientes com AOS não tratados, desde atenção e vigilância, até memória. Essas mudanças refletem em dificuldade de concentração, esquecimento aumentado, incapacidade de tomar decisões e adormecimento ao volante de um veículo, por exemplo, e podem ter efeitos significativos na rotina diária.

 

Veja mais novidades no instagram @vidasaudavelnacv
 


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais