Cidadeverde.com

Em Teresina, 91 mil crianças devem ser vacinadas no início da aulas, diz Gilberto

Imprimir

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, declarou que 91 mil crianças em Teresina devem ser vacinadas contra a Covid-19 até o início de fevereiro, mês previsto para o retorno das aulas na rede municipal. O médico alerta para o aumento expressivo de casos da doença e reforça que as chances de complicações são menores em quem já tomou o imunizante

"Temos a intenção de abrir vacinação a todas as crianças até o início das aulas, previsto para 07 de fevereiro. Vamos montar estrutura para oferecer oportunidade a todos aqueles que queiram vacinar seu filhos ou familiares", explica Albuquerque. 

Nesta quinta-feira (27), às 18h, a FMS abre  agendamento para a vacinação contra a Covid- 19 para crianças de nove anos, sem comorbidades.  As vagas também contemplam crianças de 10 e 11 anos. A aplicação das doses acontece a partir da próxima semana. 

As vacinas utilizadas serão a Pfizer e Coronavac, conforme orientações do Ministério da Saúde. O imunizante Coronavac será dado em duas doses, com intervalo de 28 dias entre primeira e segunda dose. Já a vacina da Pfizer/Comirnaty em sua versão pediátrica será dada em duas doses – com intervalo de oito semanas entre a primeira e segunda dose.

"Temos 4.500 doses da Coronavac que já tínhamos no estoque de reserva porque a gente já vinha aplicando em adultos. Temos essa quantidade e dá pra começar a vacinação de crianças. O total de crianças em Teresina que podem se vacinar é 91 mil. Espero que, dependendo da demanda, todos possam ser vacinados até o período de início das aulas. Fomos hoje cobrados pelo prefeito Dr. Pessoa que tem esse desejo que todas as crianças possam se vacinar e vamos oferecer essa oportunidade", destaca Gilberto Albuquerque reforçando que todas as orientações do Ministério da Saúde são seguidas rigorosamente. 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais