Cidadeverde.com

Em apenas 3 dias, fevereiro registrou metade dos casos de covid de janeiro

Imprimir

Foto: Futura Press/Folhapress

Com mais de mil casos sendo registrados diariamente, em apenas 3 dias fevereiro já acumula a metade de todos os casos notificados de covid-19 em janeiro. Para se ter uma ideia do avanço da doença, do dia 1º ao dia 3º foram contabilizados 4.903 casos, mais da metade do mês anterior, que fechou com 9.765 infecções pelo novo coronavírus. Os dados são da Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi).

O salto nos casos de covid-19 no Piauí teve início ainda no dia 31 de janeiro, quando foram registrados 1.223 em 24 horas. No 1º de fevereiro subiu para 1570, batendo o recorde no dia seguinte com 2.117 e fechando o dia 3 com 1.226 registros da doença. O estado não superava a marca de 1 mil casos de covid por dia desde 23 de junho de 2021.

Na quinta, a Sesapi confirmou que a variante Ômicron da covid, altamente transmissível, circula no Piauí, assim como a delta. Técnicos do Laboratório Central analisaram oito amostras de pacientes das cidades de Teresina e Pedro II. Foram identificadas duas linhagens diferentes do Sars-Cov 2 no estado: a variante Delta B.1.617.2/AY e a variante Ômicron B.1.1.529/BA. Das oito amostras, cinco são de Teresina com a Ômicron e três Delta, sendo duas de Teresina e uma de Pedro II.

Segundo o Superintendente de Atenção à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães, já é possível dizer que a ômicron é predominante no Piauí. “A partir de agora, já podemos fazer sequenciamento numa quantidade maior. Mas já é sugestivo falar que a variante Ômicron é predominante no Estado”, afirma.

A variante Ômicron é mais transmissível que a variante Delta, mas aparentemente menos grave que outras, sobretudo por conta da grande cobertura vacinal no Piauí, que possui 77,31% da população totalmente imunizada. O estado ocupa o segundo lugar nacional entre os estados que mais vacinaram e o primeiro lugar no Nordeste.

Governo e prefeitura de Teresina adiam retorno de aulas

Nesta sexta, o governador Wellington Dias anunciou que as aulas presenciais na rede pública estadual serão adiadas em todo o Piauí, tendo em vista o crescimento de casos de Covid-19 no estado. As aulas, que iriam iniciar no dia 07 de fevereiro, serão adiadas para o dia 03 de março, logo após o carnaval.

A mesma decisão já havia sido tomada ontem pelo prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), que suspendeu o retorno das aulas e atividades escolares na forma presencial, na rede pública municipal, pelo período de 15 dias. O início do ano letivo 2022, marcado para começar no dia 7 de fevereiro, se dará apenas em formato remoto.

Suspensão do feriado de carnaval

Outra medida que está sendo estudada para barrar a disseminação da covid é a suspensão do feriado de carnaval. A Prefeitura de Teresina, por exemplo, está analisando a viabilidade de adiar o feriado, comemorado na terça-feira, 1º de março, caso o governo do estado decida suspender a data. A espera da capital é devido ao fato de o feriado ser estadual. A lei foi aprovada em julho de 2021 na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais