Cidadeverde.com

Morre Maria Prestes, viúva de Luís Carlos Prestes, aos 92 anos

Imprimir

Morreu, aos 92 anos, a militante comunista Maria Prestes, viúva de Luís Carlos Prestes (1898-1990). Segundo nota divulgada pelo PCdoB, ela estava internada em um hospital do Rio de Janeiro com covid-19.

Maria conviveu cerca de 40 anos com o histórico militante comunista, quase sempre escondidos ou no exílio, e teve sete filhos.

Em 1952, Maria, militante do Partido Comunista Brasileiro, é designada para a segurança pessoal de Prestes. Foi o início de uma relação que durou até a morte de Prestes.

"Partiu uma grande brasileira. Dona Maria Prestes, que também foi Maria do Carmo ou Altamira ou todos os nomes que precisasse usar para seguir lutando por liberdade, democracia e justiça social. Uma comunista orgulhosa de sua luta e a mais maravilhosa avó que alguém poderia ter", escreveu nas redes sociais Ana Prestes, neta da militante.

A deputada Jandira Feghalli (PCdoB-RJ) também lamentou a morte de Maria Prestes. "Mulheres como ela deveriam ser eternas, tamanha a generosidade e resiliência que guardam em si. Fará muita falta. Guardarei sua força, sua luta, seu amor ao povo e sua coragem em homenagem à sua história."

Fonte: Folha Press

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais