Cidadeverde.com

Teresina ganha curso inovador de matemática que analisa microdados do Enem

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Preparatório foi pensado para quem deseja maximizar a pontuação na prova de matemática


A pandemia trouxe vários desafios para os estudantes que desejam obter boas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Após a divulgação do resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) nessa terça-feira (22), chegou a hora dos candidatos correrem atrás do prejuízo.

Matemática, por exemplo, sempre foi uma disciplina considerada 'bicho papão' para a maioria dos alunos. Lidar com o tempo é outro grande desafio. Saber organizar cada minuto no relógio para conseguir resolver todas as questões não é fácil.

Por isso, a importância de encontrar cursos com as melhores fontes e fórmulas para ganhar tempo e obter de fato o sucesso na prova. E foi pensando nisso que surgiu o Matemáxima, curso idealizado pelo renomado professor Auricélio Moura, que funcionará no Edifício Diamond Center, na zona Leste de Teresina. 

Segundo o professor, o preparatório foi pensado para quem deseja maximizar a pontuação na prova de matemática, aprender métodos fáceis e ainda como gerenciar o tempo na resolução das questões, através da análise da famosa TRI (Teoria de Resposta ao Item) do candidato.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

O Matemáxima foi dealizado pelo renomado professor Auricélio Moura


Afinal, o que é TRI?

A Teoria de Resposta ao Item é o algoritmo que o Enem utiliza para corrigir e dar nota às questões da prova. É um método que o INEP usa para legitimar a prova e o conhecimento do aluno, para impedir que ele chute questões. Ou seja, ela pode influenciar diretamente na performance. 

"Ensinamos estratégias para que o candidato possa elevar ao máximo a sua TRI de forma precisa e objetiva. Ele terá habilidades e competências para identificar quais são as questões mais valorizadas no Enem. Analisando os micro dados divulgados pelo Inep, repensei qual seria a estratégia mais eficiente de fazer o aluno pontuar acima de 900, então percebi que existiam vários alunos que, com 27 acertos em matemática, tiravam a mesma nota de alunos com 35. Identifiquei também que outros alunos com 43 acertos na prova de matemática tinham a mesma nota máxima dos que acertavam todas as 45 questões. Então, a ideia do curso Matemáxima é focar em uma preparação eficiente", explicou o educador.

Além dos alunos que cursam ou já concluíram o Ensino Médio, o Matemáxima é também direcionado para os que estão no 9º ano. “Essa também é uma oportunidade para que os estudantes do 9º ano possam aprimorar seus conhecimentos, pois já viram ao longo do ensino fundamental quase todo o conteúdo de matemática cobrado na prova Enem”, contou Auricélio Moura.
 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Professor ensina estratégias para que o candidato possa elevar ao máximo a sua TRI de forma precisa e objetiva
 

Kellyane Araújo, de 22 anos, é uma das alunas do método do professor. Após tentar aprovação por quatro anos seguidos, ela conseguiu entrar para o tão sonhado curso de medicina.

"Não era boa em matemática, mas nas primeiras aulas eu notei a diferença. O curso ensina a disciplina do zero e de forma mais rápida. A gente recebe estratégias focadas nas resoluções de questões. Saber o que é a TRI e como ela funciona é de extrema importância porque cada questão tem um valor no exame. Em matemática, uma questão mais fácil tem mais valor do que uma difícil. Por exemplo, se na prova eu acerto 5 questões difíceis e das 5 questões mais fáceis, eu só acerto 2, o sistema vai entender que estava chutando e a minha nota acaba sendo menor, ou seja, o sistema entende que os meus acertos não foram coerentes", conta a estudante.

Foto: Arquivo pessoal

Após tentar aprovação por quatro anos seguidos, Kellyane conseguiu entrar para o tão sonhado curso de medicina


Kellyane ressalta outro fator importante para quem deseja obter uma boa nota no exame: gerenciamento de tempo. "O Enem é um jogo de tempo. Às vezes você sabe o que está na prova, tem domínio do conteúdo, mas não sabe usar o tempo. O curso ensina a gerenciar esse tempo. A matemática e a redação são as duas áreas que te podem levar a nota mil. Então, o curso me deu todas as possibilidades para alcançar a nota que precisava", finaliza.


Novo Ensino Médio e Aulas interdisciplinares

O Matemáxima também vai oferecer aulas interdisciplinares com a participação de professores renomados de outras áreas como geografia, física, química e biologia, com material didático completo. Temas como educação financeira e empreendedorismo também serão abordados, levando em consideração a proposta do Novo Ensino Médio.

Ficou interessado? Você pode conferir mais detalhes do Matemáxima enviando um direct no instagram @asmmatematica.


Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Curso funcionará no Edifício Diamond Center, na zona Leste de Teresina



Da Redação
([email protected])

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais