Cidadeverde.com

Piauí segue em alerta para chuvas intensas nas próximas 24 horas, diz Inmet

Imprimir

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na manhã deste sábado (05) dois novos alertas amarelo e laranja para chuvas intensas no estado do Piauí. Os alertas atingem todos os municípios e têm duração de 24 horas, até as 11h do domingo. 

De acordo com o aviso, em municípios das Sudeste, Sudoeste e Centro-Norte piauiense o alerta é na cor laranja, com possibilidade de chuvas de até 100 milímetros/ dia, além de ventos intensos que podem chegar a até 100 km/h. O alerta laranja atinge municípios como Oeiras, Picos e Floriano.

Já o alerta amarelo atinge a capital Teresina e municípios das regiões Norte e Centro-Norte e também do extremo Sul do Piauí. De acordo com o Inmet, nessas regiões existe a possibilidade de chuvas 50 milímetros/dia, além de ventos intensos de até 60 km/h. 

Nos alertas, o Inmet também destaca o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Foto: Divulgação/GAV

Nos últimos dias, as chuvas que têm caído no Piauí resultaram no aumento do nível de pelo menos dois rios na região Norte: o Marathaoan, em Barras; e o Longá, em Esperantina. 

O rio Marathaoan já superou a cota de alerta e pode atingir a cota de inundação nos próximos dias. Já o rio Longá atingiu a cota de atenção. 

O monitoramento é feito pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM). 


Orientações

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

 

 

 

Natanael Souza
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais