Cidadeverde.com

Rio Poti se aproxima dos 10 metros e deve atingir cota de inundação nesta terça, diz CPRM

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

O rio Poti deve passar a cota de inundação na madrugada desta terça-feira (8) na cidade de Teresina, segundo novo boletim divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) na tarde desta segunda-feira, às 15h. O rio Parnaíba também vai ter um aumento do seu nível nas próximas horas.

Segundo o CPRM, o nível atual do rio Poti, medido na Fazenda Cantinho II, na zona Rural de Teresina, é de 9,8 m, apenas 20 centímetros da cota de inundação que é de 10 metros.

Somente nas últimas 24 horas, a cidade registrou 80 mm de chuva. Está previsto que na madrugada dessa terça-feira, por volta das 00h15, o rio atinja 10,20m, passando assim a cota de inundação.

Já o rio Parnaíba, na capital, atualmente está com 4,43 metros, mas nas próximas horas ele deve chegar aumentar para 4,75 m, se aproximando do nível de atenção, que é de 4,80 m. Para essa região a cota de inundação é de 6,87 m.

Fotos: Christhian Sousa/TV Cidade Verde

Curva São Paulo foi afetada pelo nível da água do rio Poti

A Defesa Civil Municipal informou que já alertou as famílias sobre a situação e já pediu a retirada das que estão localizadas em áreas de risco, como no bairro Poty Velho, na zona Norte, onde existem cerca de 18 famílias morando próximo ao dique de contenção, onde é proibido a construção de residências. Na Curva São Paulo o rio já atingiu as barracas dos comerciantes.

A cidade está sofrendo também com alguns alagamentos, devido aos problemas da falta de escoamento da água da chuva. Um homem chegou a cair em uma cratera que abriu em decorrência da chuva no bairro Dirceu Arcoverde, na zona Sudeste de Teresina. 

Outros rios

Outras áreas também estão sendo monitoradas devido ao risco de transbordamento dos rios. É o caso do rio Marataoan, localizado em Barras, onde ele está em situação de alerta, com o nível em 3,91 m, sendo que a cota de inundação é de 4,20 m.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Barras

Rio Marataoan em Barras

Já no município de Esperantina, a região está em nível de atenção, pois o rio está com 6,01 m. A cota de inundação da região é de 7,40 m.

Em Luzilândia, o rio Parnaíba está em nível de atenção, com 4,44 m, e previsão de aumento nas próximas horas para 4,52 m. A cota de inundação dessa região é de 5,70 m.

Cemaden

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu, no final da tarde desta segunda-feira (7), um alerta para o risco moderado de inundações para os municípios da mesorregião Norte do Piauí.

Segundo o órgão, o boletim se baseia nos “acumulados prévios e a previsão de chuvas com intensidade moderada a forte em forma de pancadas intermitentes ao longo do dia” e que, em eventuais ocorrências, o impacto pode ser além do nível moderado.

Bárbara Rodrigues e Breno Moreno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais