Cidadeverde.com

Policiais denunciam falta de novos treinamentos de tiro

Imprimir
Alguns agentes que participam do Torneio de Tiro da Polícia Civil e não quiseram se identificar, denunciaram que existem policiais que não receberam armas novas, destinadas à Secretaria de Segurança, porque não aprenderam a manuseá-las. Eles garantem que o stand para prática de tiros é utilizado apenas por policiais "que são privilegiados".
 

Policiais de todos os distritos participam do torneio anual na Acadepol

 
“O stand de tiros só é aberto para todos durante este torneio. Durante o ano, só policiais de delegacias especializadas como os da Cico e outros "indicados" utilizam o local. Tem mais é para os "peixes"”, indigna-se um agente. Delegacias de bairros como o 2º, 7º, 13º e 24º DPs, mesmo com alto índice de violência e tiroteio, os agentes não possuem um treinamento regular.
 
Segundo ele, muitos agentes não querem as novas pistolas Tauros PT 24/7 adquiridas pela Polícia Civil, porque não houve treinamento e não sabem como usá-las.
 

 
"Só participei de uma reciclagem, em dez anos e foi só uma explicação sobre a pistola .40, sequer fui para stand de tiros para praticar. Issó tem mais é para os "deles"", relata um policial.
 
Ele descreve que certa vez participou de um tiroteio contra bandidos e efetuou 18 disparos. "Quando abri os olhos, tinha oito cidadãos ao meu redor. Passei três dias sem dormir com medo de ter acertado alguém. Mas, graças a Deus ninguém saiu ferido. Nós não podemos atirar em via pública, mas o bandido não está nem aí", afirmou.
 
Resposta
 
Segundo a diretora da Academia da Polícia Civil (Acadepol), delegada Eugênia Villa, a disciplina de armamento e tiro é a última ministrada no Curso de Formação de Agentes, depois que os formandos já tiveram aulas teóricas e de formação policial.
 
“Nestas aulas são manuseados revólveres calibre .38, carabinas e pistolas, para que os agentes conheçam as armas, se prepararem e saibam como se portar diante de diversas armas. É nessa hora que aprendem a desmontar (as armas)”, garante.
 
Villa contesta a denúncia de que não há capacitação de policiais na ativa. “Há reciclagem permanente. E eles podem utilizar o stand também, é só o DP agendar, mas isso tem que partir de cada delegacia”, explica. De acordo com a diretora, haverá seleção de dez novos policiais para fazerem o Curso de Formação de Instrutores de Tiro para a Acadepol. Atualmente existem apenas dois.

 

Flash de Caroline Oliveira (direto da Acadepol)
Redação: Carlos Lustosa Filho
 
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: