Cidadeverde.com

Mulher diz que presidente é pai de mais um garoto

Imprimir
Uma nova alegação de paternidade ofuscou a reforma de gabinete paraguaia e o aniversário de um ano do governo de Fernando Lugo, ex-bispo que quebrou a hegemonia de 61 anos do Partido Colorado, de direita, na Presidência do Paraguai. Uma semana após Lugo admitir ser o pai de um menino de quase dois anos, concebido quando ainda era bispo, uma mulher exige que ele registre um garoto nascido em 2002.
 


O presidente paraguaio fará teste de DNA, segundo seu advogado, Marcos Fariña, que seguiu para Ciudad do Leste, na fronteira com o Brasil, onde deve encontrar hoje Benigna Leguizamón, mãe do menino de 6 anos apresentado à imprensa como filho de Lugo. Por meio de seu porta-voz, o presidente afirmou "que agirá sempre de acordo com a verdade".

"Lugo é meu chefe, mas isso não nos impedirá de atuar", afirmou a ministra da Infância e Adolescência, Liz Torres, assegurando que o exame poderia ser exigido judicialmente. "A criança tem o direito de saber quem é seu pai, usar seu sobrenome e receber ajuda."

As três ministras do gabinete de Lugo -Torres, Gloria Rubín (pasta da Mulher) e Esperanza Martínez (Saúde)- participaram de reunião com o presidente para discutir rumores sobre filhos não reconhecidos e cobrar uma "posição clara" do governante. Segundo o jornal paraguaio "La Nación", uma terceira mulher pretende entrar com ação de reconhecimento de paternidade.

"Há piadas e provocações por todo o país de que vão aparecer cinco ou seis, 16 filhos. Veremos caso a caso", disse Rubín. "A Secretaria da Mulher estará a serviço de todas as mulheres que venham a exigir uma paternidade responsável."

Leguizamón, 27, contou que se sentiu encorajada a pedir o reconhecimento de paternidade depois que Lugo, 57, admitiu ser pai de Guillermo Carillo, de um ano e onze meses, fruto de relacionamento de dez anos entre ele e Viviana Carillo, 26.

"Não é justo que o filho do presidente viva passando tanta necessidade", disse Leguizamón, que tem três outros filhos e mora na periferia de Ciudad del Leste, onde trabalha como vendedora ambulante.

Ela contou ter procurado Lugo, então bispo de San Pedro, porque era mãe solteira e o pai negava assistência ao bebê. "O monsenhor [Lugo] me deu apoio, mas se aproveitou da minha necessidade e me induziu a ter relações."
Lugo ganhou notoriedade como "bispo dos pobres" em San Pedro, mas pediu dispensa clerical para se dedicar à política. O pedido foi concedido pelo Vaticano em 2008, após sua eleição e um longo período de relutância. Com a decisão, inédita para um bispo, ele voltou à condição de leigo.
 
Novo gabinete
Anunciada desde a semana passada pelo presidente Lugo, a reforma do gabinete de ontem consolidou a proeminência do PLRA (Partido Liberal Radical Autêntico, centro-direita), principal legenda da ampla coalizão governista, que inclui também partidos de esquerda.

Lugo manteve liberais à frente dos ministérios da Agricultura e Pecuária, da Justiça e Trabalho e da Indústria e Comércio. Na Educação e Cultura, quarta pasta onde houve troca de comando, o vice-ministro Luis Alberto Riart substituiu Horacio Galeano Perrone, ex-dirigente do Partido Colorado.

Fonte: Agencias internacionais

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: