Cidadeverde.com

Sexo precoce aumenta risco de câncer do colo do útero, diz especialista

Imprimir





O câncer do colo do útero é um câncer evitável, se detectado precocemente. Dados do Instituto Nacional do Câncer mostram que a doença é a terceira mais incidente entre as mulheres no país, com mortalidade progressiva a partir dos 40 anos. 

Segundo a ginecologista e mastologista Elisvânia Rodrigues, este tipo de câncer surge no colo (base) do útero, órgão mais pré-disposto a se infectar pelo vírus HPV, através da relação sexual. Além disso, o sexo precoce também mostra índices mais elevados da doença.

“Para que a infecção se desenvolva e se transforme em um câncer é necessário uma sequência de fatores: o primeiro deles é o início da infecção pelo vírus HPV e depois a persistência dessa infecção durante os anos, que evoluem para o câncer do colo do útero. (...) Se a mulher inicia precocemente vida sexual, ela vai ter contato com vários parceiros que já podem ter tido contato com outros sorotipos de HPV. É assim que acontece”, explica.

A especialista conta também que ainda que a camisinha não consiga proteger totalmente o contágio do HPV, ela é muito indicada para diminuir a chance de transmissão. 

"E o uso do preservativo vai diminuir o risco, mas não evita totalmente porque o vírus é uma partícula muito pequena que pode ultrapassar a barreira camisinha, assim como a vacinação infantil contra o HPV para meninas de 9 a 14 anos e para os meninos de 11 a 14 anos. A vacina também não evita a infecção pelo vírus, mas protege em 70% e em 90% as verrugas genitais", pontua Elisvânia Rodrigues.



SINAIS E SINTOMAS

De acordo com o Inca, os principais sintomas para os casos mais avançados são: sangramento vaginal intermitente (que vai e volta) ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal ou dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais.

 

Acompanhe as atualizações de saúde na editoria e no instagram @vidasaudavelnacv.
 


Jaqueliny Siqueira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais