Cidadeverde.com

Rio Parnaíba sobe 26 cm nas últimas horas e pode chegar a nível de alerta em Teresina

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

Com as últimas chuvas registradas em Teresina, o boletim de monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) divulgado nesta sexta-feira (25), apontou que o rio Parnaíba vem aumentando seu nível e se aproximando da cota de alerta.

De acordo com os gráficos, o nível atual do rio é de 5,28 m, sendo prevista elevação do nível nas próximas 8 horas para valores em torno da cota 5,38 m, ficando acima da cota de atenção 48 cm e apenas 12 cm abaixo do nível de alerta.

Fonte: CPRM

Já os rios Marataoan e Longá, nos municípios de Barras e Esperantina, respectivamente, voltaram a baixar seus níveis. Ontem (24), o boletim do CPRM mostrou que o rio Longá, em Esperantina, estava acima da cota de inundação, superando o nível em 19 cm e o rio Marataoan ficou apenas 13 cm abaixo da cota de inundação.  

Em Esperantina, a cota atual na estação é de 7,02 m, 38 cm abaixo da cota de inundação (7,40 m), portanto em cota de alerta, devendo nas próximas 8 horas continuar processo de recessão e chegar a valores em torno de 6,80 m, 60 cm abaixo da cota de inundação, continuando em cota de alerta.

Já Barras, o nível do rio Marathaoan observado no momento é de 4,03 m, 17 cm abaixo da cota de inundação (4,20 m), sendo prevista pequena redução do nível nas próximas 8 horas, caso não ocorram precipitações no intervalo dessa previsão, para valores em torno de 4,01 m, ficando abaixo da cota de inundação 19 cm.

Fonte: CPRM

Com relação à Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 5,29 m, em cota de alerta, com previsão de estabilização nas próximas 12 horas, valor de 5,32 m, 32 cm acima da cota de alerta (5,00 m), continuando em cota de alerta.

Em Floriano e Barão de Grajaú (MA), o rio Parnaíba está em cota de atenção com nível nesse momento em 5,78 m. É previsto que o nível sofra redução nas próximas 8 horas e chegue a valores em torno de 5,52 m.

A estação de monitoramento Fazenda Cantinho II, zona rural de Teresina, apresenta nível nesse momento de 5,71 m, em situação de normalidade.  É prevista pequena redução do nível nas próximas 10 horas para valores em torno de 5,47 m, continuando em situação de normalidade.

 

Rebeca Lima
[email protected] 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais