Cidadeverde.com

Uso de máscara em locais fechados em Teresina pode ser liberado na segunda-feira

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com 

A partir da próxima segunda-feira (28) deve ser iniciada a quarta etapa da flexibilização de medidas restritivas contra a covid-19 em Teresina, que põe fim obrigatoriedade do uso de máscara até mesmo em ambientes fechados, incluindo-se escolas e academias, respeitadas as demais exigências preconizadas pela vigilância sanitária municipal. O avanço para a nova etapa da flexibilização está condicionado aos números da Semana Epidemiológica que devem ser analisados pelo Comitê de Operações Emergenciais (COE) neste sábado (26).

A decisão de avançar mais uma etapa na flexibilização de medidas foi debatida após reunião do Comitê de Operações Especiais (COE) do município nesta quinta-feira (24), que ratificou a redução no número de testes positivos para Covid-19, transmissibilidade e ocupação de leitos de UTI em Teresina.

“Estamos sempre monitorando a situação da nossa cidade. Discutimos os dados e nesse período, mantivemos a redução no número de casos confirmados, internações e também nos índices de transmissibilidade. Estamos em uma situação estável”, afirmou Walfrido Salmito, coordenador médico do COE.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, aponta que o uso da máscara será facultativo.

“A pessoa não será obrigada a usar máscara, mas aquelas que desejar poderá continuar. A máscara não só protege da Covid-19, mas de outras doenças transmissíveis respiratórias e até da mucosa da boca. As pessoas que desejarem usar serão respeitadas. Estamos com 99,9% da população vacinadas com a primeira dose, 94% com segunda dose. Graças ao avanço na imunização estamos conseguindo avançar também na flexibilização de medidas restritivas”, declarou.

 

 

Da Redação 
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais