Cidadeverde.com

Teresina deve aplicar 4ª dose contra Covid em mais de 12 mil idosos

Imprimir
  • 6.jpeg Renato Andrade / Cidadeverde.com
  • 5.jpeg Renato Andrade / Cidadeverde.com
  • 4.jpeg Renato Andrade / Cidadeverde.com
  • 3.jpeg Renato Andrade / Cidadeverde.com
  • 2.jpeg Renato Andrade / Cidadeverde.com
  • 1.jpeg Renato Andrade / Cidadeverde.com

Começou nesta sexta (25) a aplicação da quarta dose (2ª de reforço) da vacina contra Covid em idosos de 80 anos ou mais. Mais de 12 mil idosos estão aptos a receberem a segunda dose de reforço em Teresina, segundo estimativa da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Segundo Jaqueline da Costa, enfermeira responsável pelo turno da manhã no Terminal do Livramento, a procura pela quarta dose está grande se levar em consideração que hoje é o primeiro dia. 

Para a enfermeira, a segunda dose de reforço é uma forma de reforçar a saúde dos idosos. 

“Porque estamos vendo que o vírus está sofrendo mutação. Cada vez mais novas mutações estão surgindo. E no caso dos idosos, o sistema deles já é um pouco debilitado, e a vacina vem para reforçar ele”, destacou a enfermeira. 

A aposentada Maria das Dores, de 94 anos, esteve no Terminal do Livramento com o filho e ressaltou a importância da quarta dose. 

“É importante para a saúde e para não pegarmos a Covid”, disse a idosa ao acrescentar que nesses dois anos de pandemia nunca contraiu a doença e por isso faz questão de está  sempre se vacinando sempre que possível. 

Rivaldo Alves, de 76 anos, foi quem levou Maria das Dores para ser vacinada com a quarta dose no Terminal do Livramento. Rivaldo é filho adotivo de Maria das Dores e reforçou a importância da vacina. 

“Se não fosse ela, tinha morrido metade dos brasileiros. Lá em casa todos tomaram as doses correspondentes as idades”, completou Rivaldo Alves. 

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com 

Luzinaldo Sousa Freire esteve presente no Terminal do Livramento. Hoje, ele foi até o local para deixar a avó, o pai e dois vizinhos para tomarem a quarta dose da vacina contra Covid. 

"É mais proteção para eles e a garantia de que estão protegidos. Além disso, com a vacina eles ficam favoráveis a não terem nenhuma complicação causada pela Covid futuramente", frisou Luzinaldo. 

Já José Ângelo Aguiar, de 84 anos, não quis esperar para tomar a quarta dose. 

"Fiquei sabendo hoje que deveríamos tomar a quarta dose. Falei com meu vizinho e ele disse que poderia me trazer e não pensei duas vezes. Vim logo", afirmou José Ângelo. 

Vacina no final de semana 

Com o objetivo de vacinar o maior número de pessoas possíveis, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que vai abrir cinco pontos de vacinação também no sábado (26), no horário de 9h às 17h.

De acordo com a FMS, os locais de aplicação são os terminais:

  1. Buenos Aires;
  2. Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU (zona Norte),
  3. Livramento (zona Sudeste),
  4. Parque Piauí (zona Sul) e
  5. Zoobotânico (zona Leste).

Acompanhe as atualizações de saúde na editoria e no instagram @vidasaudavelnacv.

Flash Nataniel Lima 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais