Cidadeverde.com

Inmet emite novos alertas de chuvas intensas para todos os municípios do Piauí

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na manhã desta sexta-feira (25) dois novos alertas amarelo e laranja para chuvas intensas no estado do Piauí. Os alertas atingem todos os municípios e têm duração de 24 horas, até as 10h desse sábado (26). 

De acordo com o aviso, em municípios das regiões Norte, Centro-Norte, Sudeste e Sudoeste, o alerta é na cor laranja, com possibilidade de chuvas de até 100 milímetros/dia, além de ventos intensos que podem chegar a até 100 km/h. 

Fonte: Inmet 

O alerta laranja atinge todo o litoral piauiense além da capital Teresina, e municípios como Campo Maior, Piripiri, Oeiras e Picos. 

Já o alerta amarelo atinge o restante dos municípios das regiões Sudeste, Sudoeste, no extremo Sul do Piauí, como as cidades de Corrente e São Raimundo Nonato. Segundo o Inmet, nessas regiões existe a possibilidade de chuvas 50 milímetros/dia, além de ventos intensos de até 60 km/h. 

Nos alertas, o Inmet também destaca o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Orientações

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Aumento do nível do Rio Parnaíba em Teresina

Com as últimas chuvas registradas em Teresina, o boletim de monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) divulgado nesta sexta-feira (25), apontou que o rio Parnaíba vem aumentando seu nível e se aproximando da cota de alerta

De acordo com os gráficos, o nível atual do rio é de 5,28 m, sendo prevista elevação do nível nas próximas 8 horas para valores em torno da cota 5,38 m, ficando acima da cota de atenção 48 cm e apenas 12 cm abaixo do nível de alerta.

 

 

Rebeca Lima
[email protected] 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais