Cidadeverde.com

Alunos de Teresina se apresentam com Balé Bolshoi no Uruguai

Imprimir
No próximo dia 29, os alunos municipais que estudam na Escola de Teatro Balé Bolshoi (ETBB), em Santa Catarina, participarão de uma apresentação de gala em Montevidéu, no Uruguai, em comemoração ao Dia Internacional da Dança. A apresentação acontece na Sala Goitiño Sodré, às 20h, em Montevidéu.

Para comemorar a data, as três principais escolas de balé da América Latina estarão juntas no palco: a Escola de Teatro Balé Bolshoi no Brasil; a Escola do Teatro Colón de Buenos Aires e a Escola Nacional de Dança do Uruguai. Todas apresentam um repertório sofisticado e que transmite a essência da dança. A Escola de Teatro Balé Bolshoi no Brasil leva o balé “Chopiniana”: 24 bailarinos em cena protagonizam um balé de apenas um ato.

Caroline Machado, que estudava na Escola Municipal Monsenhor Mateus Rufino e integra o elenco do balé Chopiniana fala sobre o espetáculo: “Somente a música de Chopin é capaz de passar a leveza e suavidade da coreografia e ao mesmo tempo demonstrar a delicada interpretação de um estilo romântico. O espetáculo é um balé à luz da lua, em um ambiente clássico, onde um jovem sonhador, sempre em busca do novo, dança em meio às sílfides, que representam seres invisíveis do ar. “É impossível explicar com palavras o real sentido desse balé”, afirmou.

Comemorações

O Dia Internacional da Dança vem sendo celebrado no dia 29 de abril desde 1982, em comemoração introduzida pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCO e promovida pelo Conselho Internacional da Dança (CID), uma organização interna da UNESCO para todos os tipos de dança. A data comemora o nascimento de Jean-Georges Noverres o criador do balé moderno.

Entre os objetivos do Dia Internacional da Dança estão o aumento da atenção pela importância da dança entre o público geral, assim como incentivar governos de todo o mundo para fornecerem um local próprio para dança em todos os sistemas de educação, do ensino infantil ao superior, assim como reunir nesta ocasião, todos os tipos de dança, para celebrar esta forma de arte e revelar a sua universalidade, transpor todas as barreiras políticas, culturais e étnicas e reunir as pessoas em paz e amizade através de uma linguagem comum - a dança.

Como parte das festividades pela passagem da data, além da apresentação de gala, a Escola de Teatro Balé Bolshoi (ETBB) fará um Divertissement, que são trechos de grandes balés de repertório e dança contemporânea, no Teatro Florencio Sanchez, em Montevidéu, às 11 horas e às 14h30.

Essa apresentação é especial para crianças risco social da cidade de Montevidéu. Entre as coreografias, clássicos dos balés “O Don Quixote”, “O Corsário”, “Paquita”, entre outros, que também contam com a participação dos alunos da rede municipal de Teresina no elenco.

A Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), mantém cinco alunos na Escola de Teatro Balé Bolshoi, repassando mensalmente a quantia de R$ 1.078,00 por aluno, para custeio de despesas. O benefício tem duração de oito anos, tempo necessário para realização de curso técnico profissionalizante da Escola Bolshoi. A Prefeitura mantém ainda, junto com os estudantes, uma mãe social, a professora Socorro Nogueira, que possui formação pedagógica, acompanha e mora com os alunos. Outros cinco estudantes são mantidos pelo Governo do Estado.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: