Cidadeverde.com

Nível do rio Poti sobe quase 5 metros e atinge cota de atenção em Teresina

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 


O nível do rio Poti subiu mais de 4 metros durante o final de semana e atingiu a cota de atenção em Teresina. A informação consta no último boletim divulgado pelo Sistema de Monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), que apontou que o nível do rio chegou a 8,12 metros na manhã desta segunda-feira (25).

No último sábado, o nível do rio medido na estação Fazenda Cantinho era de 3,15 metros. 

O aumento repentino se deve às fortes chuvas que caíram na capital e no interior do estado durante as últimas 48 horas. O Serviço Geológico do Brasil aponta que nos últimos dias o acumulado de chuvas sobre a superfície do rio ultrapassou a marca de 80 milímetros.

Ainda de acordo com o boletim divulgado na manhã de hoje, a previsão é que o nível do rio Poti comece a cair na tarde desta segunda-feira e atinja os 8,06 metros. Apesar disso, por seguir em cota de atenção, a recomendação é que as autoridades do município reforcem as ações preventivas para uma eventual cheia do rio. 

Barras 

O boletim do Serviço Geológico do Brasil também aponta que o rio Marataoan segue próximo a cota de inundação nesta segunda-feira. O nível atual é de 3,94 metros, apenas 26 centímetros abaixo da cota de inundação. 

Previsão 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para as regiões Centro Norte, Sudeste e Sudoeste piauiense. De acordo com a previsão, nas próximas horas podem ocorrer chuvas de até 50 milímetros com ventos que podem chegar a até 60 km/h.

 


Natanael Souza
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais