Cidadeverde.com

Governador e prefeitos se preocupam com alagados no PI

Imprimir

Em entrevista ao Notícia da Manhã por telefone, o governador Wellington Dias, se mostrou solidário às famílias atingidas pelas chuvas e colocou a estrutura física do Estado à disposição dos prefeitos. A cidade de Campo Maior foi uma das que mais sofreu com a chuva de ontem. Wellington está em São Paulo e viaja para o Rio de Janeiro para assinar a liberação de R$ 300 milhões para obras de infraestrutura.

 

“Lamento essa situação. Tivemos uma das maiores chuvas [ontem] já acontecidas em Teresina. É um drama muito grande. Temos problemas graves em Barras, Piracuruca e Isaías Coelho. Já autorizamos um plantão de apoio de órgãos do governo para atender as prefeituras sem burocracia. Se necessário, colocaremos áreas do Estado para abrigar famílias, inclusive escolas, ginásios. Vamos garantir atendimento com medicação, alimentação”, garantiu o governador.
 

 

A preocupação do governo agora é com as previsões de mais chuvas para esta semana. “Nosso receio são as previsões de chuvas para essa semana. Temos que cuidar das proximidades dos rios e lagoas, das famílias ribeirinhas. A parte de habitação vamos dar uma solução. A vida ninguém pode trazer de volta. Agora é cuidar para evitar acidentes como esse que a gente teve agora com a senhora que estava de moto e foi arrastada pela água [em Teresina]”, completou Wellington.

 

Vila Mocambinho

 

Uma reportagem feita pela jornalista Indira Gomes mostrou a situação da zona Norte de Teresina. Na Vila Mocambinho, as casas ficam localizadas entre a avenida e uma lagoa. Na noite de ontem, muitas ficaram alagadas. Moradores reclamam de uma galeria que transborda.

 

Com a chuva de ontem, a água chegou ao nível de 80 cm dentro das casas. Muitas ainda têm água no seu interior. Elas reclamam também de uma galeria localizada perto das casas, que costuma transbordar quando caem chuvas mais fortes.

 

Mesmo com um dique para proteger as casas e um motor que retira água das lagoas e leva para o rio, as famílias temem as próximas chuvas.

 

O chefe do Gabinete da prefeitura de Teresina, Major John Feitosa, disse que a chuva de ontem foi muito forte e que a prefeitura tem conseguido atender a todas as famílias. “A Vila Mocambinho sempre tem problemas. A Vila Santa Bárbara e a região sudeste estão controladas”, explicou em entrevista ao vivo.

 

Em relação a possíveis obras para resolver o problema da galeria, o major John Feitosa disse: “As obras de galeria são muito caras e escapam da capacidade financeira da prefeitura e muitas vezes não podem ser feitas de pronto”.

 

Zona Leste

 

O major explicou ainda que o problema da zona Leste é um caso de construção de galeria. “É uma obra muito cara. Também escapam da capacidade financeira da Prefeitura. Tão logo se tenha capacidade financeira, será feita”, afirmou.

  

Campo Maior

 

O prefeito Joãozinho Félix disse que a situação da cidade, após a chuva de ontem, é de calamidade. Ele contou em participação ao vivo no Notícia da Manhã por telefone, que a chuva começou às 15h e durou a noite toda.
 
“Passamos a noite tirando as famílias [das áreas de risco]. Estamos levando [as famílias] para colégios, casas de amigos, casas alugadas”, disse.

 

A preocupação agora é com a água das chuvas que caíram na cabeceira dos rios Longa e Jenipapo e chegarão à cidade por volta do meio dia de hoje. “Além dessa preocupação, há uma tendência de que chova a tarde, e que seja como ontem, dure até a madrugada”, afirmou.
 
 
Leilane Nunes
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: