Cidadeverde.com

Em Teresina, já choveu 75% do previsto para 2009

Imprimir
 
Segundo dados da Secretaria estadual do Meio Ambiente, em Teresina apenas nos quatro primeiros meses do ano, já choveu o equivalente a 75% do esperado para o ano de 2009. A expectativa é de que caíssem 1.367,5mm de água até o fim do ano, mas de janeiro até esta terça (28) já foram contabilizados 1.045mm. A expectativa é de que as precipitações na região norte do Estado perdurem até maio.

 

“Estas chuvas de abril estão bem acima do padrão normal. Na chuva de ontem (segunda, 27), caíram 76,2mm. Foi a segunda chuva mais forte do mês”, descreve o meteorologista Mainar Medeiros. Ele explica que as precipitações que sucedem agora se formam rapidamente e são fortes. Isso acontece porque a zona de convergência intertropical, massa de ar localizada próxima ao equador, está mais quente e situada mais ao Sul do que a sua latitude original, causando as tempestades sobretudo na região entre Teresina e o litoral piauiense.

 

Segundo Mainar, as chuvas no norte do Piauí continuarão com este perfil nos próximos dias. “No sul do estado, o inverno já acabou. No centro, está no fim, mas entre Teresina e o litoral vão continuar até o início da segunda quinzena de maio”, analisa.
 
Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: