Cidadeverde.com

Piauí está há sete semanas com taxa de positividade para Covid abaixo de 5%

Imprimir

Foto: Divulgaçaõ/ Prefeitura de Teresina

O Piauí está há sete semanas com a taxa de positividade para Covid-19 abaixo de 5%. A informação é de um levantamento feito por pesquisadores de análise em saúde da Universidade Federal do Piauí (UFPI) com base em dados do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). 

Em relação aos últimos 15 dias, o levantamento mostra um número ainda melhor: a taxa de positividade para Covid-19 por RT-PCR, exame laboratorial realizado pelo Lacen-PI, foi de 0,54% na 17ª semana epidemiológica de 2022 e na semana anterior havia sido de 1,08%.

O professor Emídio Matos, pesquisador do Núcleo de Estudos em Saúde Pública e membro do Comitê de Operações Emergenciais (COE-PI), avaliou que os dados mostram uma pandemia sob controle no Piauí. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um percentual abaixo de 5% indica uma pandemia estabilizada.

Para o professor, a baixa no índice de positividade está diretamente relacionada com o avanço da vacinação no estado. Pelo menos 79% dos municípios piauienses já atingiram uma cobertura vacinal superior a 60% com a dose de reforço.

“Quando digo sob controle digo que ela ainda não acabou e isso vem melhorando gradativamente na medida em que avançamos com a imunização da população, sobretudo com a imunização da dose de reforço”, destacou. 

 

Paula Sampaio
[email protected]

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais