Cidadeverde.com

1º Salem discute mulher no cenário cultural e faz homenagens

Imprimir

Foto: Ascom/divulgação

 

O 1º Salão de Letras da Mulher (Salem) foi aberto nesta terça-feira (24) e segue até sexta-feira (27) no Complexo Cultural Clube dos Diários/Theatro 4 de Setembro. 

A temática da mulher na Literatura e em outras linguagens de arte teve grande impulso nos últimos anos deste século. Essa pulsão é resultado da luta de algumas mulheres e escritoras que desempenharam um importante papel para uma conscientização das restrições impostas à mulher em todos os aspectos sociais, assim como na literatura e em outras linguagens de arte. Com objetivo de estabelecer discussões sobre o tema será realizado o colóquio acadêmico. 

“Pretende-se dar visibilidade às escritoras, artistas com atuação em diversas áreas e investigadoras de literatura e gênero”, destaca Marleide Lins, organizadora do Salão. 

Neste primeiro Salem serão homenageadas três mulheres representativas nas letras e nas artes. A  escritora Cristiane Sobral (BSB), a professora Maria Sueli Rodrigues (PI) e a coreógrafa e bailarina Luzia Amélia (PI).

Presenças, conferências e mesas confirmadas: Estéticas Literárias Negras na Ficção, com Cristiane Sobral; Vozes da Diáspora e Decolonialidade na escrita  de Maria Firmina dos Reis, Profa.Dra. Algemira de Macêdo Mendes– UESPI/UEMA, Profa. Dra. Dilercy Aragão Adler- Escritora/ ALL, IHGM e SCLB, Me.Jéssica Catharine B.DE Carvalho-UFPI; A produção de autoria feminina na Literatura Infantil e Juvenil, com a  Profa. Dra. Paula Fabrísia Fontinele de Sá (UESPI/UFPI), Profa. Me. Livia Soares (UESPI/UFMA/UERN), Profa. Me. Márcia Evelin (UESPI/PPGEL-UFPI); As mulheres e o mercado editorial com a Profa.Dra Samária Andrade/ UESPI, Profa.Dra Ana Regina Rêgo/UFPI, Marleide Lins Albuquerque/ Escritora – Editora AVANT GARDE; Padê de palavras, a literatura de autoria feminina negra, com a Profa.Dra. Assunção de Maria Sousa e Silva (UFPI/UESPI), Me. Cleide da Silva Oliveira/UFPI, Me. Ella Ferreira Bispo /UFPI; Mesa Redonda - Mulheres negras desobedientes: lugares de Expressão  com Me. Luzia Amélia Marques- (UFBA), Me. Lia Brito (UFPI), Me. Maria Lúcia de Oliveira; Vivências constituintes: sujeitos desconstitucionalizados, com Profa. Dra. Maria Sueli Rodrigues (UFPI), Profa. Me. Andreia Marreiro (UESPI/UNB), Profa. Dra. Lucineide Barros (UESPI).

Na programação contamos ainda com participação da pesquisadora e contadora de história, Carlinha Senna, que ministrará uma oficina de contação de história; Luiza Cantanhêde e Sérgia A. que realizaram os lançamentos de livros no “Conversas entre elas”, Dani Marques em “Sarau Leia Mulheres” e Sônia Terra convida “Pretas Sarau”. O show de abertura será “Mulher no Samba”, com Duda DI; no segundo dia, Cláudia Simone e a Velha Guarda do samba, no Theatro 4 de Setembro e Monise, no Clube dos Diários e no terceiro dia “mulher no Samba”, com Rosário Bezerra e Assis Bezerra. 

Considera-se de relevante importância, nestes dias atuais que vivenciamos, com tantas perdas de direitos identitários, avançarmos culturalmente para não retroceder ao sistema patriarcalista que resultou na exclusão de muitas escritoras do cânone literário e de tantas mulheres nas artes em geral. 

Inscrição para mesas e conferências, participações com trabalhos ou sem trabalhos a apresentar ou como ouvinte: 

https://doity.com.br/isalem.

 

Da Redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais