Cidadeverde.com

EMPREGO: Moda é um dos cursos mais procurados no PI

Imprimir
De épocas em épocas algumas profissões ficam em voga. Atualmente, o Piauí, acompanhando a tendência nacional, tem registrado um aumento da empregabilidade na área da construção civil. A tendência é fruto principalmente do aumento do número de obras públicas.
 

De acordo com os números do Sistema Nacional de Empregos do Piauí (Sine), são cerca de 40 vagas ocupadas semanalmente em Teresina por marceneiros, mestres de obras, pedreiros e outros profissionais da construção civil. Porém, há um empecilho ainda recorrente para a contratação da maioria dos profissionais que chegam ao Sine.

É a capacitação. A maioria das pessoas que chegam para preencher o cadastro no órgão não tem um nível de profissionalismo hoje exigido pelo mercado. Quem está capacitado tem mais possibilidade de ser empregado.

Segundo Thaís Galiza, gerente de Intermediação do Sine, a maioria das pessoas que chegam para fazer o cadastro possue apenas o Ensino Médio, sem nenhuma capacitação na área. “É um desafio. A maioria das pessoas que chegam para nós não possuem nenhum tipo de capacitação na área em que procuram emprego”, explica.

Além da construção civil, uma outra área que tem crescido e necessitado de mão de obra especializada é o setor de serviços. “Sempre aparecem vagas para cabeleireiros, serviços gerais, atendentes, recepcionistas e outras profissões”, afirma Thaís.

Mas Teresina também está aprendendo a fazer moda. Algumas faculdades particulares perceberam esse “filão” e abriram cursos de nível superior e os vestibulandos estão procurando muito.

Para a estudante de moda Yara Luna, o curso está lhe ajudando a desenvolver o dom de lidar com os tecidos. “Eu sempre gostei. Quando abriu vaga na faculdade não contei conversa. Fui me inscrever, passei no vestibular e agora trabalho com o que gosto”, conta a estudante.


Leilane Nunes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: