Cidadeverde.com

Regina Sousa autoriza aumento de vagas para concurso do Corpo de Bombeiros

Imprimir

Foto: Arquivo Cidadeverde.com 

A governadora Regina Sousa (PT) autorizou esta semana a ampliação no número de vagas do concurso do Corpo de Bombeiros do Piauí, atendendo ao pedido feito pelo comandante geral da corporação. Agora, o certame terá 100 vagas mais o cadastro de reserva.  Anteriormente, a previsão era de 60 vagas para o cargo de soldado. 

A informação foi confirmada ao Cidadeverde.com pelo tenente-coronel José Veloso, que destacou que o comunicado foi feito por meio de despacho interno enviado pelo Poder Executivo ao Corpo de Bombeiros nesta semana. 

Por conta disso, o edital, antes previsto para sair até o final de junho, vai ser lançado somente no segundo semestre deste ano. 

“Estamos em processo de concurso. Conseguimos viabilizar essa ampliação no número de vagas e agora estamos aguardando as mudanças no edital”, destacou o tenente-coronel Veloso. 

O concurso terá cinco etapas, que devem ser concluídas até o final de 2022 , se tudo correr como o planejado. 

“Esse novo efetivo deve estar pronto para exercer suas funções no mês de junho de 2023. Isso porque, após todas as etapas, os aprovados passam por um curso de treinamento de 8 meses”, completou o tenente-coronel Veloso. 

Concurso

A banca organizadora do certame será o Núcleo de Promoção e Concursos da Universidade Estadual (Nucepe). O salário inicial será de R$ 3.294,00 para o cargo de soldado. 

O concurso deve contar com vagas para a capital e interior. 

Atualmente, o efetivo do Corpo de Bombeiros no Piauí é de 300 soldados, segundo o tenente coronel Veloso.  A previsão em lei, é que esse número fosse de 1400.

“Essa diferença não dá pra ser atendida de imediato. Então, a política do comando é ir fazendo concursos para atingir essa meta que é o nosso objetivo", acrescentou o tenente coronel José Veloso. 

 

 

 

Nataniel Lima
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais