Cidadeverde.com

Teresina: Rio Parnaíba está a meio metro de limite máximo

Imprimir
O rio Parnaíba atingiu a altura de 6,34 metros em Teresina na manhã deste sábado (2) segundo dados da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). O índice está apenas 53 centímetros abaixo da cota de restrição da Chesf para a liberação de água no leito do rio que é de 6,87m.
 

 
Segundo o gerente regional da Chesf, José Airton Feitosa, a situação, no entanto, não é preocupante. "As chuvas na cabeceira do rio diminuíram muito. O rio Canindé (que deságua no Parnaíba), vem caindo bastante", descreve. A queda das precipitações na cabeceira do rio fez com que o nível da Barragem de Boa Esperança também declinasse.
 

 
Na última quinta (30), o reservatório havia ultrapassado 0,37% sua capacidade. Às 6h da manhã de hoje, o índice caíra para 97,65%. Com isso, a quantidade de água liberada pela barragem que era de 1.500m³/s foi diminuída para 1.200m³/s que resultará num menor volume do Parnaíba a ser sentido nos próximos dois dias.
 

 
O rio Poti também tende a diminuir em volume, de acordo com dados da Chesf. “O rio já caiu cerca de um metro em Prata do Piauí (165Km da capital). Teresina irá sentir a diminuição até o final da tarde”, garante Feitosa.
 
Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: