Cidadeverde.com

Não há que se falar em 4ª onda, diz Gilberto Albuquerque após explosão de casos de Covid

Imprimir

Foto: Arquivo Cidadeverde.com 

O número de casos de Covid-19 em Teresina explodiu. Segundo levantamento realizado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), houve aumento de 385% dos casos confirmados da doença nos últimos dias. 

A estimativa chama atenção da sociedade para uma eventual quarta onda da Covid. O que, segundo o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, não deve se tornar uma realidade. 

“Por enquanto, não. Mas, vamos cuidar e tomar as precauções antes que isso aconteça”, afirmou Gilberto Albuquerque durante coletiva sobre as novas medidas para conter o avanço da Covid-19 em Teresina

O cenário, apesar de alerta, ainda é controlado na capital piauiense, visto a situação de outros estados do Brasil, como São Paulo, que registrou aumento de 60% no número de internações devido à Covid-19, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. 

Novas medidas

Para conter a Covid em Teresina, a FMS voltou atrás em alguns trechos do decreto que retirou a obrigatoriedade do uso de máscara na cidade em locais fechados e aberto. Em Teresina, a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados foi revogada em 28 de março deste ano, após queda dos índices de contaminação e de mortes causadas pela Covid-19 na cidade.

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com 

O novo texto, que deve ser publicado nesta segunda-feira (13), traz em seu teor a recomendação do uso de máscara naqueles lugares onde uma pessoa de um grupo de 500 testar positivo; e em locais com aglomeração, como shows e eventos culturais e esportivos. 

E será obrigatório o uso de máscara em áreas de saúde, tanto para pacientes como para profissionais dessa área. 

A Covid tem infectividade alta, porém em Teresina apesar de muitos infectados, tem poucos internados e poucos graves. A internação caiu  55% (dados de busca ativa e demanda de PCR), segundo levantamento da FMS. 

 

Nataniel Lima
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais