Cidadeverde.com

Esperança Garcia será homenageada na 21ª edição do Salipi

Imprimir

Foto: Divulgação / Salipi

Durante o encerramento do Salão do Livro do Piauí - Salipi, na noite de domingo, 12, a organização divulgou que a homenageada da 21ª edição será Esperança Garcia. O nome foi anunciado no palco do evento, antes do show da banda Ira!, que encerrou a noite.

“Primeiro, posso dizer que a Esperança Garcia é uma unanimidade. Havíamos discutido isso em reunião, colocamos alguns nomes – vários escritores, vários intelectuais, e chegamos a conclusão que esse é o momento de homenagear uma mulher negra, que em poucas linhas conseguiu dar um dos maiores testemunhos da humanidade”, explicou Kássio Gomes, presidente da Fundação Quixote, entidade realizadora do Salipi.

Esperança Garcia foi uma mulher negra escravizada no século XVIII, em Oeiras, a 300 km de Teresina, conseguiu denunciar as situações de violência que sofria ao Governo do Piauí através de uma carta. O documento histórico é uma das primeiras cartas de direito que se tem notícia. 

Kássio Gomes lembrou ainda que poucos escritores conseguiram resistir 200 anos com a escrita literária da maneira que Esperança conseguiu.

“Ela tem um apelo que é traduzido com grandes metáforas e que merece realmente ser homenageada em um momento tão oportuno quanto agora, de afirmação da mulher no cenário nacional e internacional, e reconhecimento da bravura e coragem de uma mulher que em tempos adversos conseguiu assumir um protagonismo, e não se apequenou diante de ninguém, se tornando uma grande referência em todas as vertentes”, concluiu.

O evento reuniu cerca de 20 mil pessoas durante seus dias de duração, no qual reuniu palestras internacionais, feira de livros, atividades para as crianças, apresentações de música e dança, e muito mais. Tudo gratuito no Espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus Teresina. Este ano, o Salão homenageou um de seus fundadores, o professor e poeta Cineas Santos.

 

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais