Cidadeverde.com

Prefeitura envia à Câmara pedido de empréstimo de R$ 500 milhões para obras de infraestrutura

Imprimir

Foto: Paula Sampaio/Cidadeverde.com 

Os secretários André Lopes (Governo) e João Henrique Sousa (Planejamento) estiveram na Câmara Municipal de Teresina na manhã desta quinta-feira (23) para entregar uma mensagem do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) solicitando a autorização para um empréstimo de R$ 500 milhões. 

Foi solicitada também que o projeto tramite no legislativo municipal em caráter de urgência especial, para que possa ser votado já na próxima terça-feira (28). 

Segundo o secretário de Planejamento, o crédito será usado em obras de infraestrutura da capital. Entre elas, o secretário citou que o prefeito pretende realizar o rebaixamento da Avenida Miguel Rosa, no cruzamento com a Avenida Frei Serafim; uma passarela sob o rio Poti, além de obras de saneamento e construção civil. 

“A administração do Dr. Pessoa tem trabalhado por um crédito junto ao Banco do Brasil para dar seguimento abras de infraestrutura significativas na cidade. As tratativas com o banco já foram feitas, mas ainda carece de aprovação da Câmara Municipal”, declarou João Henrique Sousa.

Vereadores questionam 

Na Câmara, os secretários foram recebidos pelo presidente Jeová Alencar (Republicanos). Eles se reuniram na presidência junto de outros 8 vereadores e tiveram uma conversa que durou cerca de 30 minutos. Os parlamentares questionaram algumas das obras que seriam contempladas com o recurso e se poderiam sugerir novos projetos para serem incluídos na operação. 

Logo após, o secretário de Governo, André Lopes, conversou reservadamente com Jeová Alencar. 

Em entrevista ao Cidadeverde.com, André Lopes disse esperar que o projeto tramite com celeridade no Legislativo. Ao responder às críticas que tem recebido de vereadores, André Lopes pontuou que o Palácio da Cidade faz uma articulação conjunta. 

Recentemente, o vereador Enzo Samuel (PDT) deixou a vaga de líder do prefeito, sendo eleito presidente da Câmara para o biênio 2023/2024 em uma manobra que escanteou o candidato do Palácio da Cidade, Renato Berger (PSD). A vaga de líder está vazia, sendo ocupada interinamente pelo vereador Antônio José Lira (Republicanos). 

André Lopes pontuou que as situações políticas não vão interferir no andamento dos projetos. 

“A articulação segue sendo feita como sempre foi. Não é só um indivíduo que a faz. Eu faço o meu papel, o prefeito tem um bom relacionamento com todos, o próprio vice Robert ajuda. É uma articulação que vem sendo feita em conjunto”, destacou o gestor. 

Jeová Alencar, ao receber o documento, avaliou que não haverá dificuldade na aprovação do pedido de autorização. O parlamentar destacou que os poderes seguem harmônicos e que a Casa estará aberta a receber qualquer secretário da gestão. 

“Sempre digo que nunca teve um prefeito tão aberto ao diálogo igual ao Dr. Pessoa e com o secretariado também não poderia ser diferente. Aqui existe uma harmonia entre os poderes, claro que com a sua independência. Será bem-vindo aqui qualquer secretário que vier aqui tratar de assuntos institucionais com os vereadores”, afirmou. 

 

Paula Sampaio 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais