Cidadeverde.com

Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa foi lançada pelo governo

Imprimir
Com palestra do Diretor do Departamento de Defesa Animal, Jamil Gomes de Souza, o Governo do Estado realiza hoje (5), no Cine Teatro da Assembléia Legislativa, o lançamento da Campanha de Vacinação contra a febre aftosa, com a presença de empresários do setor, estudantes do Colégio Agrícola e o vice-governador Wilson Martins.
 

José Antonio, Diretor da Agência de Defesa Agropecuária, (ADAPI), criada através de lei estadual em 2006 atua em todo o Estado do Piauí com um quadro efetivo de 230 técnicos. Ele informou que desde 2003 o Governo Wellington Dias desenvolve uma política de combate à febre aftosa.

Atualmente, segundo ele, o Piauí “está impedido de comercializar o rebanho animal porque a febre aftosa não foi extinta”. Dessa forma o Piauí não exporta e só pode comercializar os animais para os Estados do Amazonas, Roraima, Amapá, Paraíba e Ceará.

A Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, este ano, será realizada de 1º a 30 de maio, no Piauí. O Brasil tem um compromisso com a Organização Mundial do Comércio e a Organização da Saúde Animal para extinguir a febre aftosa até 2010.

A meta do Governo do Estado, em 2009, é alcançar o índice de 80% de vacinação do rebanho de 1 milhão e 700 mil animais. No ano passado, a campanha atingiu o índice de 82.46%. Este ano a campanha atende a 155 municípios de forma direta e indireta. O Piauí tem 145 mil propriedades. Até 15 de junho o empresário do setor tem prazo para receber o certificado de vacinação.

Aurino Guimarães, representante do Ministério da Agricultura no Piauí, informou que até 30 de junho o Governo do Estado deverá enviar relatório das atividades da campanha deste ano para o Ministério da Agricultura.

Fonte: Alepi

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: