Cidadeverde.com

Trabalhadores de obra do novo Hospital de Picos paralisam atividades após atraso salarial

Imprimir

Fotos: Paula Monize/cidadeverde.com/picos

Pela terceira vez com salários atrasados, os trabalhadores da obra do novo Hospital de Picos paralisaram as atividades. A decisão foi tomada nesta terça-feira (05) durante assembleia coletiva junto ao Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil (Sintricompi) e representantes da Construtora Comtérmica.

Os atrasos respondem ao salário-férias, além dos pagamentos dos vales alimentação e de transporte. A obra conta com 110 trabalhadores e já está 50% construída. 

O presidente do Sintricompi, Thiago Barroso, explicou que a paralisação permanecerá até a próxima segunda-feira (11) mediante pagamento dos vencimentos em atraso.

“Após o dia 12 de junho, os trabalhadores acionaram o Sindicato informando que estavam com salários atrasados para que resolvessem essa situação. O Sindicato procurou a empresa que informou que havia uma falta de repasse por parte do Estado e que por isso não estava acontecendo, sendo possível fazer o pagamento. Após a paralisação, a empresa colocou os trabalhadores de férias e eram pra retornarem hoje, mas como não receberam vão continuar sem trabalhar”, explica Thiago Barroso.

O sindicalista ainda acrescenta que a situação é recorrente, repetindo-se até mesmo pelas outras empresas que atuaram na construção do novo Hospital de Picos. 

A futura unidade de saúde também conhecida como Centro de Referência Médica está sendo construída no bairro Paraibinha, situado na zona leste de Picos. A construção vem se alastrando há quase 12 anos e foi retomada no segundo semestre de 2020 com prazo de execução de 825 dias.

Diante da paralisação dos trabalhadores, o Cidadeverde.com/picos contatou a Construtora Comtérmica, com sede no Estado da Paraíba, que disse não falar sobre o assunto. A empresa destacou que a pauta deveria ser tratada com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi).

A Sesapi foi também contatada, mas até o momento da publicação desta matéria não obtivemos resultado. O espaço fica aberto para esclarecimentos.

Novo Hospital de Picos

O valor da contratação da obra foi de R$ 29.495.354,79. O Hospital contará com uma estrutura de 152 leitos de internação, dez leitos de UTI Pediátrica, dez leitos de UTI Adulto, cinco salas de cirurgia de alta complexidade, central de processamento de resíduos, quatro salas de parto normal, auditório com 150 lugares, refeitório e biblioteca.

A expectativa é que cerca de 500 mil pessoas, de 60 municípios piauienses sejam atendidas com o funcionamento do novo hospital.

Paula Monize
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais