Cidadeverde.com

Antonio Neto critica falta de planejamento da prefeitura de Teresina

Imprimir

Enquanto todos os governantes falam em desburocratizar os trâmites legais para para o caso dos desabrigados, o secretário estadual da Fazenda, Antonio Neto, falou ao Jornal do Piauí sobre a importância de um planejamento para resolver os problemas de forma definitiva. "Não estamos mais no tempo em que se ligava para Brasília e o recurso vinha a fundo perdido, através de cheque. Isso já passou", afirmou.

O secretário também falou sobre a importância do Plano Plurianual que faz previsão orçamentária o pode prevê obras, buscando soluções definitivas. Segundo ele, a prefeitura de Teresina precisa investir mais em projetos. "Quando uma pessoa tem sua casa alagada ela sai, recebe cesta básica, remédios, colchão, mas quando passam as chuvas ela volta e no ano seguinte acontece a mesma coisa. O papel dos governantes é enfrentar o problema pela raiz", declarou acrescentando que qualquer chuva na capital causa transtornos.
 
Segundo ele, Teresina não está preparada para uma grande chuva, pois não resolveu os problemas estruturais. "O problema das galerias, por exemplo, não será resolvido se não houver um planejamento. Então vamos ficar discutindo essa questão toda e não vamos resolver nada?", questiona o pré-candidato do PT ao governo do estado.
 
Antonio Neto acredita que não dá para conduzir as coisas sem enfrentar os problemas de frente. "Em São Paulo, toda chuva era um caos, mas começaram a fazer um trabalho, como na época da prefeita Marta. Se Teresina tem equilíbrio financeiro para se endividar, então vamos fazer isso para investir em galerias, por exemplo", provocou o secretário.
 
Antonio Neto também demostrou preocupação com a classe média e alta da capital que, de acordo com ele, sofre com o problema das enchentes. "Hoje eu fui deixar meu carro para fazer revisão e tinham 5 ou 6 veículos, de 80 ou 100 mil reais que tiveram perda total porque a água cobriu. Condomínios de luxo estão sendo alagados. Ninguém fala nisso", afirmou.
 
A respeito das críticas feitas pela oposição em relação à vinda do presidente Lula, o secretário de Fazenda afirmou que há um grande equívoco. Ele acredita que a visita foi importante, pois abriu um canal de comunicação para que os gestores colocassem seus problemas e pode prevê orçamento da União para resolvê-los. "Não adianta achar que presidente ou governador vai chegar e deixar milhões. Existe o que se chama Lei de Responsabilidade Fiscal. O oposição perdeu o juízo", afirmou Antonio Neto.

Ele acredita que esse foi um gesto de solidariedade e nobreza. "Lula deu um exemplo de boa condução da gestão pública", finalizou. Já a oposição considera que a visita foi um gasto desnecessário e que o presidente não deixou nada de efetivo.

Nayara Felizardo
(Especial para o cidadeverde.com)
[email protected]


 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: