Cidadeverde.com

Rio Marataoan alcança ponte e pode deixar Barras isolada

Imprimir
Danilo Santos Lima
Foto do rio Longá, também em Barras, enviadas na última terça-feira
 
O prefeito de Barras, Manin Rêgo, confirmou ao Cidadeverde.com que o principal acesso ao município, 119 quilômetros ao norte de Teresina, poderá ser bloqueado. Na manhã desta quarta-feira (6), o rio Marataoan alcançou a ponte que dá acesso à cidade, e ficou a cerca de 30 centímetros de cobrir a pista. Como não há mais espaço entre a ponte e o rio, a Prefeitura teme que a estrutura seja abalada com a força da correnteza.
 
"O rio subiu de forma muito rápida logo nas primeiras horas do dia. Meu medo é que se quebre uma das cabeceiras da ponte, ninguém sabe a força com que essa água pode chegar. Já temos uma estrada no povoado Olinda, entre Barras e José de Freitas, com 20 centímetros de água, mas pelo menos os carros ainda podem passar", relatou Manin Rêgo, que traz números cada vez mais assustadores da enchente na cidade.
 
Danilo Santos Lima
Zona urbana também já foi atingida
 
O município conta com mais de 41 mil habitantes, e cerca de 5 mil estão desabrigados. Os últimos números, de 9h da manhã, davam conta de 1.486 famílias atingidas pelas cheias dos rios Marataoan e Longá, o mesmo que assola os municípios de Esperantina, Caxingó, e Buriti dos Lopes.
 
A Prefeitura providenciou com recursos próprios a distribuição de 800 cestas de alimentos. O Exército enviou 26 homens, e o município também conta com a ajuda do Corpo de Bombeiros. Quatro lanchas fazem o transporte das famílias de áreas que já estão ilhadas. "Estamos levando essas pessoas para um local mais seguro e pedindo a Deus que não chova mais", declarou Manin Rêgo, olhando para o céu, que anuncia mais chuva hoje.
 
Há ainda a preocupação com a proliferação de doenças. Cerca de 20 homens estão visitando locais com possíveis focos transmissores e pulverizando as regiões. Médicos também estão de prontidão.
 
O governador Wellington Dias deve sobrevoar a cidade nesta quarta-feira. Outro município com visita confirmada é União.
 
Marcone Marques
Mais fotos do rio Longá, que já alcançou ruas da cidade
 
As fotos foram enviadas pelos internautas Danilo Santos Lima e Marcone Marques, pelo e-mail [email protected].
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: