Cidadeverde.com

Prefeito cria "Sala da Situação" para socorrer alagados

Imprimir
O prefeito de Teresina Silvio Mendes reuniu nesta quarta-feira (06) com o vice-prefeito os superintendentes das SDUs, SDR e os secretários da SEMTCAS, SEMCOM, SEMEC, SEMPLAN, SEMA E SEMGOV  e Defesa Civil do município para definir estratégias para a reestruturação da cidade. Na reunião o prefeito agradeceu o empenho de sua equipe e falou que todos ainda irão trabalhar muito. Segundo ele, a previsão é de que o poder municipal trabalhe intensamente durante três meses para que tudo volte ao normal.
 

Silvio Mendes declarou que a Prefeitura vai continuar dando assistência às famílias 24h e que após o rio baixar o trabalho continuará intenso. “Agora vem o mais difícil que é dar sustentabilidade à assistência de todas estas famílias. Para isso, vamos criar uma Sala da Situação, onde todas as ações serão centralizadas. O controle será rigoroso para que ninguém fique sem ajuda”, declarou o prefeito. Para dar encaminhamento às soluções propostas, o prefeito distribuiu responsabilidades entre os secretários presentes e pediu agilidade no serviço.

Agradecendo às doações da população e dos órgãos e entidades, Silvio pediu à SEMTCAS que coordene toda a logística de arrecadação e distribuição das doações feitas às famílias atingidas pelas chuvas. No plano estrutural, a Secretaria de Planejamento ficou responsável por desenvolver o plano de trabalho que foi apresentado para o Governo Federal.

O secretário Freitas Neto declarou que irá focar o trabalho na recuperação e construção de estradas vicinais, vias públicas, casas, diques, galerias e estradas. “Esse é um projeto estruturante que além de recompor a cidade da enchente vai trabalhar áreas vulneráveis para que elas não sejam mais afetadas futuramente”, declarou o secretário. A ajuda dos Governos de Minas Gerais e São Paulo também foi abordada na reunião.

O prefeito informou que o helicóptero disponibilizado pelo governo mineiro chegará até a manhã desta quinta-feira e será utilizado na ajuda às famílias que estão ilhadas na zona rural. Já de São Paulo virão mantimentos, roupas e kits de limpeza para o auxílio aos desabrigados. Finalizando a reunião, Silvio Mendes pediu agilidade das SDUs no retorno das famílias para suas casas. Ele destacou que a prioridade é a desocupação das escolas para que as aulas não sejam prejudicadas. Na seqüência serão os ginásios e as casas do Programa Família Acolhedora. “É incomodo ficar em abrigo e trabalharemos para que essa situação seja revertida o mais rápido possível”, garantiu.

As ruas e avenidas da cidade já estão sendo desobstruídas pela Prefeitura com a queda do nível do rio Poti. Na zona Leste, a Avenida Raul Lopes já começou a ser limpa para que as atividades comerciais do shopping da região não sejam mais prejudicadas.

O trânsito na capital também já está sendo coordenado para a liberação do tráfego de veículos em locais que antes estavam interditados. A previsão é de que o Rio Poti baixe mais nos próximos dias, permitindo a liberação de mais ruas e avenidas e o trabalho de limpeza nos bairros afetados.
 
Da Redação
[email protected]

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: