Cidadeverde.com

Empresas de ônibus propõem isenção para aumentar salários

Imprimir
O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Teresina - Setut - está propondo a redução de impostos para garantir o reajuste reivindicado por motoristas e cobradores de ônibus. Eles querem 18% de reajuste, além de redução da jornada para 36 horas semanais, reajuste nos tickets de 52% para motoristas, 118% para cobradores e 154% para fiscais, além de cesta básica com 12 itens.
 
Como todos os custos do sistema são incluídos na planilha, o Setut defendeu uma compensação de valores para o reajuste dos salários com desoneração tarifária, ou seja, um desconto nos impostos cobrados pelos governos estadual e municipal, o que já é praticado em várias capitais.
 
A proposta será encaminhada ao Governador Wellington Dias e ao Prefeito Sílvio Mendes. O Governo Estadual pode diminuir a alíquota do ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços - do óleo diesel e o IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, como ocorre com as vans e táxis. A prefeitura pode reduzir a cobrança do ISS – Imposto Sobre Serviços.
 
Os empresários do setor e representantes dos trabalhadores negociam o acordo da convenção coletiva de trabalho. As reuniões vêm sendo realizadas desde meados de abril. A redução dos impostos tem um grande impacto nos custos do sistema e pode refletir na redução da tarifa.
 
Da Redação
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: