Cidadeverde.com

Farmácias registram 1ª queda nos casos de Covid em 7 semanas

Imprimir

Foto: Eduardo Valente/FramePhoto/Folhapress

A escalada de testes de Covid com resultado positivo nas farmácias começa a dar trégua.

Depois de sete semanas de altas consecutivas, o monitoramento da Abrafarma (associação que reúne as maiores redes de drogarias do país), pela primeira vez, mostrou uma queda no número de exames com diagnóstico positivo.

Entre os dias 4 e 10 de julho, foram cerca de 53 mil casos, um degrau significativo abaixo do patamar de 70,5 mil da semana anterior.

De acordo com os dados da Abrafarma, a participação dos positivos no total de atendimentos caiu de 35% para 32,6% no período.

Desde 2020, o levantamento das farmácias costuma antecipar tendências no cenário dos números da doença. Os dados são remetidos pelo varejo farmacêutico ao Ministério da Saúde.

Apesar da sinalização mais otimista, a Abrafarma relembra que, em meados de maio também foi registrada uma queda, porém, ela foi imediatamente revertida em seis semanas seguidas de aumento nos diagnósticos positivos.

A média diária de registros de Covid nos estabelecimentos em julho ainda gira em torno de 7.500, patamar que é quase 50% superior à média de junho.

 

Fonte: Folhapress (Joana Cunha) 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais