Cidadeverde.com

No Piauí, apenas dois municípios vacinaram mais de 60% da população com a 4ª dose

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde

No Piauí, apenas dois municípios atingiram mais de 60% da população vacinada com a 4ª dose, também conhecida como a segunda dose de reforço, contra a Covid-19, segundo dados do painel epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde do Piauí (Sesapi).

O percentual de 60% da população vacinada é considerado o valor mínimo para diminuir a transmissão da doença. O Governo do Piauí chegou a adotar esse percentual em relação à aplicação da primeira dose de reforço para poder liberar nos municípios o uso de máscara em ambientes fechados. Com o recente aumento de casos, a situação mudou, e o atual decreto torna obrigatório o uso desse material em ambientes fechados para todos os municípios.

No estado a 4ª dose está sendo aplicada atualmente para pessoas com mais de 18 anos, mas ainda faltam mais de 1,9 milhão de pessoas que precisam se vacinar, cerca de 80,9%. Ou seja, apenas 19,1%, cerca de 449.778 mil já receberam essa segunda dose de reforço. 

Muitos municípios ainda estão longe de atingir o percentual mínimo. Apenas Francinópolis e Caracol conseguiram vacinar mais de 60% da população. 

Municípios que mais vacinaram com a 4ª dose:

  1. Francinópolis - 68,95%
  2. Caracol - 63,91%
  3. Sebastião Leal - 46,64%
  4. Jatobá do Piauí - 44,84%
  5. Dom Inocêncio - 43,21%

Outros 39 municípios não chegaram atingir nem mesmo 10% do público vacinado com a segunda dose de reforço contra a Covid-19.

Municípios com menos vacinação da 4ª dose:

  1. Juazeiro do Piauí - 0,68%
  2. São Luís do Piauí - 0,83%
  3. Sebastião Barros - 1,41%
  4. Campo Largo do Piauí - 2,42%
  5. São José do Divino - 2,93%

COE pede abertura de leitos

O Comitê de Operações Emergenciais do Estado se reuniu na segunda-feira (18) e apontou que o estado enfrenta um aumento de 32,97% nos casos positivos e que a taxa de ocupação de leitos hospitalares segue em alta, por isso afirmou que existe a necessidade de reabertura de leitos exclusivos para atender os pacientes com quadros mais graves da doença.

Outro destaque foi com relação à importância do esquema completo de vacinação para proteger os pacientes das formas mais graves da doença. Entre os mortos pela Covid-19 na última semana epidemiológica, 44% dos pacientes tinham tomado apenas uma dose de reforço.

Passaporte vai pedir 4ª dose

A governadora Regina Sousa (PT) anunciou nesta terça-feira (19) que o Piauí passará a exigir a apresentação do 'passaporte da vacina' com o registro das quatro doses contra a Covid-19. O objetivo é superar a baixa taxa de imunização no estado no que diz respeito às doses de reforço. 

 

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais