Cidadeverde.com

Barras está com 60% da cidade submersa pelos rios que transbordaram

Imprimir
O Piauí contabiliza mais de 60 mil pessoas já afetadas pelas enchentes no Estado, subindo para 35 os municípios que decretaram situação de emergência. O balanço foi divulgado na noite desta quinta-feira pela Defesa Civil do Estado. As situações mais críticas são as cidades de Barras e Esperantina, na zona Norte do Estado, em que bairros inteiros estão ilhados e com dificuldades de deslocamento para o socorro às vítimas. A cheia dos rios cortou estradas e acesso é só de canoa ou barco.
 

Ontem, o governador Wellington Dias (PT) sobrevoou áreas atingidas pelas chuvas em União, Barras, Esperantina e Miguel Alves. Para vê de perto os estragos, o governador teve que andar de barco.

Em Barras, 60% da cidade está submersa. O prefeito de Barras, Manin Rego (PMDB) pediu ajuda do Exército para atender os desabrigados. “Os lugares mais afetados são os assentamentos e povoados da zona rural. O acesso só de barco já que as águas invadiram as rodovias”, contou. No município mais de 1.500 famílias estão desabrigadas ou desalojadas pela cheio do rio Marataoan.
 

No Estado, cerca de 60 municípios estão com estradas cortadas e vias inteiras viraram crateras. Isso dificulta o deslocamento dos caminhões com ajuda humanitária. São 12.189 famílias atingidas pelos desastres das chuvas.

Em Miguel Alves (a 110 km da capital Teresina) 100% da população está sem água potável. A estação elevatória que abastece a cidade foi invadida e a correnteza arrastou as bombas. A Defesa Civil enviou carros-pipas para o abastecimento humano. Na zona rural de Teresina também começa a faltar água potável. A Secretaria de Assistência Social do município pede doações de filtros e água para distribuir as 800 famílias isoladas.

 

Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: