Cidadeverde.com

Felipe França quebra recorde mundial dos 50 m peito

Imprimir

O paulista Felipe França quebrou o recorde mundial dos 50 metros peito nesta sexta-feira no Rio de Janeiro, obtendo um feito inédito no Troféu Maria Lenk. O brasileiro nadou a primeira eliminatória da prova, usando o supermaiô Jaked, e anotou 26s89.

França superou a marca anterior, que era de 27s06 e pertencia ao sul-africano Cameron Van Der Burgh desde o dia 18 de abril. "Desde o ano passado, já estava pensando nesse recorde mundial. Mas foi muita pressão e muita desconcentração. Já tinha feito esse tempo antes, no cronômetro dos técnicos, mas nas competições em que poderia ter atingido a marca, não cheguei preparado física e mentalmente", comentou Felipe após o recorde.
 

França representou o Brasil nos Jogos de Pequim, e ficou em 22º lugar nos 100 m peito. A prova dos 50 m peito não é disputada em Jogos Olímpicos. A presença nos Jogos, inclusive, foi apontada como diferencial por Felipe para a conquista do recorde no Rio de Janeiro.

"Em Pequim, fiz mais do que esperava. É claro que eu queria a medalha, mas eu estava lá entre os melhores, e saber disso fez o nervosismo passar. Melhorei meu tempo, e nem cheguei na semifinal. Mas eu vi que estava entre os melhores e que era possível", completou.

O último recorde mundial da natação brasileira em piscina longa foi obtido em 1982 por Ricardo Prado, em Guayaquil, no Equador, na prova dos 400 m medley. França, de 22 anos, nasceu cinco anos depois do feito de Prado.

O novo recordista ressaltou a vantagem da convivência com outro nadador ilustre: o campeão César Cielo. "Poxa, o Cielo estava na minha frente, e foi campeão olímpico. Eu cresci com o cara. Vi o que ele fez. Isso desmistifica a medalha de ouro", analisou França. Outro exemplo citado foi Michael Phelps: "Todo mundo fala que ele é um E.T., mas não é, ele é como todo mundo".

O brasileiro, que já tinha índice para o Mundial de Roma, virou um dos favoritos aos 50 m peito na competição, que será disputada a partir de julho na capital italiana. Na segunda bateria das eliminatórias dos 50 m peito no Maria Lenk, o melhor foi João Junior, com 27s14. Henrique Barbosa, que já fez a melhor marca do ano nos 200 peito, fez 27s20. Na terceira bateria, o primeiro foi Felipe Ferreira, com 27s29.

A final será disputada na manhã deste sábado, a partir de 10 horas. "Acho que tenho lugar para melhorar. Mas tudo depende de como eu acordar", afirmou Felipe França sobre suas expectativas para a prova decisiva.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: