Cidadeverde.com

Clubes mexicanos se retiram da Copa Libertadores

Imprimir

Chivas e San Luis, as duas equipes mexicanas classificadas para as oitavas-de-final da Libertadores, estão prontas para deixar a competição. A decisão já foi tomada pelos próprios clubes e confirmada pela Femexfut (Federação Mexicana de Futebol), mas ainda não oficializada pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol).

De acordo com a Femexfut, os dois clubes estão dispostos a abandonar a Libertadores devido à posição de Nacional e São Paulo, seus próximos adversários, que não admitem jogar no México devido à "gripe suína".

A Conmebol já informou que não admite realizar os jogos de ida no México e, inicialmente, propôs duas alternativas: mudar o local dos jogos de ida ou realizar uma só partida, em Montevidéu e São Paulo. Os mexicanos rejeitam.

"Estamos avisando a Conmebol de que não participaremos mais", disse o presidente da Femexfut, Justino Compeán. "Não aceitamos jogar uma só partida e não aceitamos mudar o local dos jogos. Só o que aceitamos é que se cumpra o regulamento".

Para evitar que a polêmica aumente, o secretário geral da Femexfut, Decio de Maria, disse que a decisão não visa criar nenhuma intriga com a Conmebol. "Não pensamos em represálias nem em brigar com ninguém. O que faremos agora é sentar com a Conmebol e deixar clara a posição do México", concluiu.

Se a decisão dos dois clubes for mantida e a Conmebol não fizer objeção, São Paulo e Nacional devem avançar direto para as quartas-de-final, sem necessidade de entrar em campo nas oitavas.

A posição da Conmebol
Consultada a respeito da posição mexicana pelo canal de televisão ESPN Brasil, a Conmebol informou que não desistiu da possibilidade de realizar as oitavas-de-final determinadas pela tabela do torneio.

Agora, a intenção da confederação sul-americana é que os jogos São Paulo x Chivas e Nacional x São Luis aconteçam apenas uma vez, respectivamente em São Paulo e em Montevidéu, no dia 20 de maio. No caso de empate, a definição dos classificados aconteceria nos pênaltis.

São Paulo e Nacional, como era de se esperar, já aceitaram a decisão. Mas os clubes mexicanos, se mantiverem a posição oficial divulgada em seus comunicados, dificilmente acatarão a opção da Conmebol.
 
Fonte: IG

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: